CAOS: Violência, Psicologia, Mídia e Sociedade é tema de Congresso em Palmas

O Congresso acontece entre os dias 21 e 25 de agosto no Ceulp/Ulbra

Por Risia Lima - Acadêmica de Psicologia do Ceulp – Palmas-TO
19/08/2017 • Atualizado em 19/08/2017 20:17

Entre os dias 21 e 25 de agosto, psicólogos e acadêmicos de várias partes do Tocantins estarão reunidos no Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS 2017, promovido pelo Curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra, a ser realizado nas dependências da instituição, em Palmas. O evento tem como tema “Faces da Violência – Psicologia, Mídia e Sociedade” e contará com a participação de palestrantes nacionais de renome na área, que estarão compartilhando suas experiências e discutindo as manifestações de violência na sociedade contemporânea, tão permeada pela influência midiática.

 

A programação do evento conta com palestras, minicursos, seminários clínicos, apresentação de casos, discussões técnicas e teóricas em torno na temática a fim de preparar os profissionais da área da psicologia e afins a lidarem com a realidade cotidiana de violência que se apresenta tanto fisicamente quanto em redes digitais, repercutindo na subjetividade de toda uma sociedade.

 

Temas como violência em mídias sociais, suicídio e automutilação, alienação parental, violência doméstica, LGBT, redução de danos, violência psíquica no trabalho, dentre outros envolvendo tanto o contexto clínico como o jurídico e social, serão abordados dentro do Caos.

 

Entre os palestrantes do evento estão Cléa Ballão, mestre em psicologia clínica de ênfase psicanalítica pela Universidade Federal do Paraná, e com experiência na clínica mãe-bebê, que tratará especialmente dos temas voltados à violência infantil que ela alerta “tem reflexos sobre toda a sociedade”. Outro palestrante de renome é Edvaldo Couto, Pós-Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com experiência na área de Educação, Comunicação e Tecnologias; estética; corpo e tecnologia; sexualidade e tecnologias digitais; dentre diversas outras. Ainda na programação está Valeska Loyola que possui graduação em Filosofia e em Psicologia pela Universidade de Brasília, e ainda doutorado pela mesma instituição com período sanduíche de um ano na Université Catholique de Louvain (Bélgica). Professora do departamento de Psicologia Clínica da UNB, orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPG-PSICC). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em saúde mental e gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, gênero, psicanálise e filosofia da linguagem.

 

 

O Congresso

A edição de 2017 do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS, tem como tema “As Faces da Violência – Psicologia, Mídia e Sociedade”. Será uma semana para refletir sobre o exercício da psicologia nos mais diversos campos de atuação, frente as mais diversas formas de expressão da violência, para além das fronteiras da saúde, da segurança pública e das ciências humanas. O tema se configura como objeto perene de investigação científica e profissional, sobretudo na Psicologia, com foco na emancipação das subjetividades.

 

Serviço:

O que: Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia - Caos

Quando: 21 a 25 de agosto de 2017
Onde: Auditório Central do Ceulp/Ulbra
Realização: Curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra

Apoio: Conselho Regional de Psicologia - CRP-23, Prefeitura de Palmas, Jornal O Girassol, Psicotestes, GM Turismo, Coordenação de Extensão do Ceulp/Ulbra, Coordenação de Pesquisa do Ceulp/Ulbra.

 

Mais informações:

Coordenação de Psicologia: Irenides Teixeira (63) 999943446
Assessoria do Ceulp/Ulbra: 3219 8029/ 3219 8100
Programação e Inscrições: http://ulbra-to.br/caos/

Notícias do Evento: http://encenasaudemental.net/mural

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento