CAOS: abertura de Congresso discute violência e desenvolvimento infantil

O evento acontece no auditório central do Ceulp/Ulbra entre os dias 21 e 25 de agosto de 2017

Por Risia Lima - Acadêmica de Psicologia do Ceulp – Palmas-TO
19/08/2017 • Atualizado em 19/08/2017 19:55

Está prevista para esta segunda feira às 19h, no auditório central do Ceulp/Ulbra a abertura do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – Caos 2017, trazendo a palestra sobre "Consequências da violência no desenvolvimento infantil" que será ministrada pela psicóloga, mestre Cléa Maria Ballão Lopes, da Universidade Estadual do Centro Oeste – Unicentro.

 

Especialista em clínica mãe-bebê, Ballão afirma com propriedade que as consequências da violência para o desenvolvimento infantil vão além dos sérios aspectos físicos e psicológicos, desembocando em graves problemas sociais. “Na esfera psicológica são comuns sentimentos de raiva, de medo quanto ao agressor, isolamento, quadros de dificuldades escolares, dificuldade de confiar nos outros, autoritarismo, violência doméstica, parricídio ou matricídio, gravidez precoce e suicídio. No domínio social podem apresentar dificuldade de interagir com adultos e, mesmo, de estabelecer relações com seus pares. Como podemos perceber as consequências são devastadoras”, afirma. A palestrante alerta ainda para o tema do suicídio que se tornou uma realidade entre crianças em todo o mundo e afirma que estudos mostram que tais ocorrências vêm crescendo, também no Brasil.

 

Dados alarmantes sobre o aumento nos casos de violência contra crianças podem ser facilmente verificados através das entradas do Hospital Infantil de Palmas, onde todos os dias são acolhidos casos de agressão física e sexual. Além desde outros casos de violência psicológica e familiar também podem significar experiências fortes demais para o mundo interno da criança, que por não saber elaborar tais conflitos acaba tendo como válvula de escape a conversão da violência sofrida em sintomas orgânicos que se manifestam na forma de diversas doenças, neste caso o corpo se torna a válvula de escapa para a pressão à qual a criança é submetida.

 

Clea Maria Ballão Lopes - Foto: arquivo pessoal

Palestrante: 

Profa. Me. Clea Maria Ballão Lopes é psicóloga pela Universidade Tuiuti do Paraná. Mestre em Psicologia Clínica com ênfase em Psicanálise pela Universidade Federal do Paraná e atua como professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área da Psicanálise atuando principalmente nos seguintes temas: clínica mãe-bebê e supervisão de estágios.

 

 

O Congresso

A edição de 2017 do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS, tem como tema “As Faces da Violência – Psicologia, Mídia e Sociedade”. Será uma semana para refletir sobre o exercício da psicologia nos mais diversos campos de atuação, frente as mais diversas formas de expressão da violência, para além das fronteiras da saúde, da segurança pública e das ciências humanas. O tema se configura como objeto perene de investigação científica e profissional, sobretudo na Psicologia, com foco na emancipação das subjetividades.

 

Serviço:

O que: Palestra “Consequências da violência no desenvolvimento infantil”
Quando: 21 de agosto de 2017 às 19h
Onde: Auditório Central do Ceulp/Ulbra
Realização: Curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra

Apoio: Conselho Regional de Psicologia - CRP-23, Prefeitura de Palmas (SEMUS), Jornal O Girassol, Psicotestes, GM Turismo, Coordenação de Extensão do Ceulp/Ulbra, Coordenação de Pesquisa do Ceulp/Ulbra.

 

Mais informações:

Coordenação de Psicologia: Irenides Teixeira (63) 999943446
Assessoria do Ceulp/Ulbra: 3219 8029/ 3219 8100
Programação e Inscrições: http://ulbra-to.br/caos/

Notícias do Evento: http://encenasaudemental.net/mural

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento