CAOS: alternativas para a violência é tema em sessões técnicas

As Sessões Técnicas ocorreram durante o CAOS

Por Isaura Rossatto - Acadêmica de Psicologia do Ceulp – Palmas-TO
27/08/2017 • Atualizado em 27/08/2017 21:13

Na quarta, 23 de agosto, ocorreram no Ceulp/Ulbra as Sessões Técnicas do Congresso Acadêmico de Saberes da Psicologia (Caos). As apresentações de trabalhos por comunicação oral foram de acadêmicas orientados e supervisionados pela profª Dra Ana Beatriz Dupré Silva (Ceulp/Ulbra).

 

A acadêmica Olga Raiza Borges apresentou o trabalho “Contribuições da análise do comportamento para a formação de condutores”. A autora pesquisou o desempenho de duas alunas em um centro de formação de condutores na capital tocantinense, com o objetivo de investigar a relação entre violência no trânsito e a formação recebida. Com os resultados obtidos, pôde-se concluir que instrutores mais pacientes e que indicam os erros incentivando novas tentativas, provocam uma aprendizagem mais satisfatória dos alunos, com aumento na frequência de comportamentos esperados.

 

A segunda apresentação do grupo de trabalhos foi “Relação entre estilos parentais e proatividade infantil: ?uma abordagem comportamental” da acadêmica Jackelaynne Coelho Eufrázio?. Com a valorização atual de comportamentos considerados proativos, a autora pesquisou a relação estabelecida na infância e os estilos parentais, entre eles: autoritários, indulgentes, negligentes e autoritativos. Como resultado, a autora concluiu que pais autoritativos e proativos costumam formar filhos mais proativos e pró-sociais.

 

O terceiro trabalho foi “Atendimento em grupo para crianças e pais:?um relato de experiência”  das acadêmicas Lorena de Menezes, Sabrinne da Silva e Tatiane dos Santos. Em um grupo de pais e filhos atendidos na clínica escola do SEPSI, foram estimuladas habilidades sociais nas crianças através de resolução de problemas e recursos lúdicos, resultando em novos repertórios comportamentais.

 

Por fim, o último trabalho do dia foi “Tempo para viver:?contingências planejadas a partir do movimento slow”, das acadêmicas Danitsa da Costa Lisboa, Rafaela de Abreu Martins, Lílian Cristina Pinheiro e Viviane Moreira e Silva?. O movimento Slow Food, que inicialmente propunha um consumo mais lento e valorizado da comida, se expandiu virando a filosofia de vida “movimento slow”. Em uma escola particular de Palmas, as acadêmicas juntamente com sua turma de estágio, incentivaram crianças de várias idades a realizar leituras mais lentas e interativas; a paciência, com a produção dos próprios brinquedos; construção de brinquedos com menos tecnologia a a partir da materiais recicláveis; educação sensorial para estimular a confiança e sensações; e por último um retorno à natureza no Terraquarium do Ceulp/Ulbra.

 

 

O Congresso

A edição de 2017 do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS, tem como tema “As Faces da Violência – Psicologia, Mídia e Sociedade”. Será uma semana para refletir sobre o exercício da psicologia nos mais diversos campos de atuação, frente as mais diversas formas de expressão da violência, para além das fronteiras da saúde, da segurança pública e das ciências humanas. O tema se configura como objeto perene de investigação científica e profissional, sobretudo na Psicologia, com foco na emancipação das subjetividades.

 

Serviço:

O que: Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia 

Quando: 21 a 25 de agosto de 2017
Onde: Auditório Central do Ceulp/Ulbra
Realização: Curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra
Apoio: Conselho Regional de Psicologia – CRP-23, Prefeitura de Palmas, Jornal O Girassol, Psicotestes, GM Turismo, Coordenação de Extensão do Ceulp/Ulbra, Coordenação de Pesquisa do Ceulp/Ulbra.

 

Mais informações:

Coordenação de Psicologia: Irenides Teixeira (63) 999943446
Assessoria do Ceulp/Ulbra: 3219 8029/ 3219 8100
Programação e Inscrições: http://ulbra-to.br/caos/
Notícias do Evento: http://encenasaudemental.net/mural

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento