Portal (En)Cena é tema de pesquisa na XVII Jornada de Iniciação Científica

Por Coordenação – Palmas-TO
04/10/2017 • Atualizado em 04/10/2017 10:39

Na XVII Jornada de Iniciação Científica, que acontece nos dias 03 e 04 de outubro de 2017 no Ceulp/Ulbra, serão apresentados, por acadêmicos de psicologia, trabalhos que mesclam psicologia e cinema. São eles: “Cinemateca (En)Cena: Narrativas Cinematográficas na Formação do Psicólogo”, por Petros Cardoso Barbosa e “Narrativas Cinematográficas e Formação Acadêmica: Caminhos Possíveis com a Cinemateca (En)Cena”, por Evelly Silva e Silva.

Orientados pela própria coordenadora do portal de saúde mental (En)Cena. Profa Dra Irenides Teixeira, os trabalhos foram elaborados a partir de resultados do Projeto “Análise Inteligente de Dados em Mídias Sociais – Cinemateca (En)Cena: contribuições das narrativas cinematográficas para a formação dos acadêmicos de Psicologia”, vinculado ao PROICT CEULP/ULBRA.

O primeiro tem como objetivo criar um espaço onde os acadêmicos possam aproveitar o máximo da interface entre cinema e psicologia, sendo este local denominado Cinemateca (En)cena, um acervo físico de filmes disponível ao acadêmico. Assim, o projeto possibilitará aos acadêmicos um novo modo de compreensão, menos engessado, dos conteúdos das disciplinas e da psicologia em si.

Enquanto isso, o segundo objetiva entender a importância das narrativas cinematográficas para a formação acadêmica de alunos do curso de psicologia, suas influências e os impactos que as mesmas podem acarretar no aprendizado e na absorção de conhecimento na área. E seus objetivos específicos consistem em categorizar a matriz curricular, relacionar os filmes que se aplicam a cada conteúdo e verificar quais foram analisados e publicados pelo portal (En)Cena.

Nessa perspectiva, a criação, organização e sistematização da Cinemateca (En)Cena é o que ambos trabalhos priorizam, tanto como acervo físico na próprio Ceulp/Ulbra, quanto como acervo virtual no portal (En)Cena. Desse modo, além de proporcionar um novo ambiente de saberes acadêmicos, há também um aumento da visibilidade da própria instituição. Ademais, apresentar esse projeto na XVII Jornada de Iniciação Científica é um modo de torná-lo visível.

 

Sobre a XVII Jornada Científica:

Trata-se de momento ímpar, onde toda a comunidade – acadêmica, científica e geral – é chamada a participar. Onde, o CEULP/ULBRA oportunizará a toda sociedade espaço e momento para debates e compartilhamento de saberes, por meio da edição da XVII Jornada de Iniciação Científica, que ocorrerá nos dias 03 e 04 de outubro de 2017.

Tem como objetivos: oportunizar aos jovens pesquisadores a apresentação dos trabalhos científicos desenvolvidos; incentivar a pesquisa entre os acadêmicos; proporcionar intercâmbio entre os pesquisadores e estudantes; fortalecer a pesquisa no CEULP/ULBRA; divulgar e debater os trabalhos científicos desenvolvidos pelos discentes nas grandes áreas do conhecimento; gerar novos conhecimentos; e divulgar as pesquisas científicas por meio de publicações.

 

Saiba mais

http://ulbra-to.br/jornada/

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento