Genograma: relações familiares que comovem

A atividade é da disciplina Teorias e Técnicas Psicoterápicas IV sob a supervisão do Prof. Me. Wayne Mathews

Por Coordenação – Palmas-TO
19/10/2017 • Atualizado em 19/10/2017 09:37

Na manhã desta quarta feira 18, ocorreram, na sala 219 do Ceulp, as apresentações dos genogramas da turma 0865 de Teorias e Técnicas Psicoterápicas IV, sob docência de Wayne Francis Mathews. Cada aluno produziu seu próprio genograma e o apresentou individualmente. Essa etapa é essencial para a disciplina e gera grandes expectativas nos acadêmicos.

Um genograma é uma espécie de mapa com símbolos padronizados que descrevem relacionamentos, eventos importantes e a dinâmica de uma família ao longo de várias gerações. Durante a primeira parte do semestre, Wayne apresentou esses símbolos e conceitos para a turma e enfatizou a importância do instrumento em terapia familiar, no que tange em conhecer as ligações e dinâmicas familiares dos clientes, compreendendo suas histórias e influências em suas vidas.


 Fonte: https://goo.gl/PFHdLY

Em depoimento, a acadêmica Cândida Pereira da Silva diz que “fazer o genograma foi uma experiência única. Dentre as várias emoções no decorrer do curso, esta foi especial. Me proporcionou reviver sentimentos com a família que estavam adormecidos”.

Já para a acadêmica Émila Silva F. Castro, “a elaboração do genograma foi tarefa difícil. Tocar nas feridas, bem como nos pontos positivos que giram em torno de minha família foi algo que mexeu bastante com minhas emoções. No entanto, me fizeram refletir e ressignificar as relações intrafamiliares, bem como o meu olhar diante das situações que ocorreram e que possam vir a ocorrer no meio familiar”.

 

Por fim, o acadêmico Fernando Ribeiro Veloso diz que “a experiência de realizar o genograma favorece diversas reflexões e uma delas concerne à identificação do nível de proximidade estabelecido com membros da família e tem potencial de servir como mecanismo de transformação das relações familiares”.


 Acadêmica de Psicologia apresentando o seu genograma

As apresentações dos genogramas continuarão na próxima semana, dia 25, na mesma sala e no mesmo horário.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento