Publicado em: 13/11/2017 14:49 - Atualizado em: 13/11/2017 15:03

"Notificação da violência" é pauta do Grupo de Estudos Feministas

O encontro acontece no dia 13 de novembro às 17h na sala 203 do CEULP


Por Coordenação

O Grupo Acadêmico de Estudos Feministas é um projeto de extensão ligado ao curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra, sob a coordenação da Profa. Me. Cristina D’Ornellas Filipakis e participação de várias acadêmicas do curso. Os encontros ocorrem às segundas-feiras, 17h, na sala 203. O objetivo é discutir e ampliar a discussão sobre feminismo no âmbito acadêmico, tendo em vista que o tema ainda gera muitos mal-entendidos.

 

 

O encontro dessa segunda-feira (13) será conduzido pela acadêmica Evelly Silva, com o tema “Violência Contra Mulheres: como notificar?”. O objetivo Do encontro é apresentar a ficha de notificação compulsória do Ministério da Saúde, que coleta dados sobre doenças, agravos e eventos de saúde pública; incluídos no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) e contribuem para o manejo de políticas públicas. A Ficha de Notificação de Violência Interpessoal e Autoprovocada deve promover novas organizações e estruturas de atendimento que qualifiquem a atenção à mulheres em situação de violência e a seus familiares.

 

Segundo Evelly Silva, tratar sobre notificações é fundamental pois “ é através do uso desses dados que as políticas públicas de promoção, prevenção a saúde e proteção social podem ser planejados e executados. Não se faz política pública efetiva sem dados epidemiológicos que demonstrem a realidade do local em que se vai intervir. Ressalto ainda, a importância da divulgação desse serviço em grupos como este, visto que a informação é essencial e instrumentalizar mulheres acerca dos seus direitos dentro do SUS é promover o empoderamento de um público, muitas vezes negligenciado e oprimido das mais diversas maneiras, inclusive dentro dos serviços de saúde”, aponta.

 

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas através do telefone 3219-8068 com a profa. Me. Cristina Filipakis.

 

A atividade é gratuita e aberto à comunidade.

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000

O que achou dessa página?

Clique e deixe seu comentário