Sepsi avança nos atendimentos oferecidos à comunidade

O Serviço Escola de Psicologia é uma unidade suplementar do Curso de Psicologia do Ceulp

Por Sonielson Luciano de Sousa - Professor de Psicologia do Ceulp e Editor do Portal (En)Cena – Palmas-TO
22/12/2017 • Atualizado em 22/12/2017 16:08

Durante o ano de 2017 o Sepsi – Serviço Escola de Psicologia do Ceulp – avançou nos diversos serviços oferecidos à comunidade palmense. No período, foram atendidas gratuitamente 2.041 pessoas nas áreas de Psicoterapia Individual, Psicoterapia de Casal, Psicoterapia Familiar, Psicoterapia em Grupo, Grupo de Crianças, Grupo de Habilidades Sociais, Grupo de Adolescentes, Grupo de Pais, Grupo de Dor Crônica, Grupo de Orientação Profissional, Avaliação Psicológica e Avaliação Neuropsicológica. A área de maior demanda é em Psicoterapia Individual.

Também no ano de 2017 houve 101 clientes que recebeu alta, e outras 494 pessoas que foram desligadas por falta ou por solicitação. Em atendimento contínuo, houve um fluxo de 936 pessoas e, no momento, há aproximadamente 300 pessoas na fila de espera para serem atendidas.

 

 

O Serviço Escola de Psicologia (SEPSI) é uma unidade suplementar do Curso de Psicologia do CEULP/ULBRA. Sustenta a formação profissional dos acadêmicos, bem como auxilia na execução das atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio da prestação de serviços psicológicos à comunidade. Surgiu em 2005 em razão da Lei nº 4.119, de 1962, que institui a profissão de Psicologia e enfatiza que a faculdade deve organizar serviços nos quais os alunos possam exercitar a prática profissional por meio da aplicação da teoria aprendida.

De acordo com a coordenadora do curso, profa. Dra. Irenides Teixeira, o serviço tem contribuído de modo decisivo para a qualidade profissional do psicólogo em formação. “Não há dúvidas de que temos um dos melhores serviços-escola do país, com equipamentos e recursos atualizados, acomodação de alto padrão e profissionais de apoio extremamente competentes”, destacou.

Desde 2008 o Sepsi está situado no Núcleo de Atendimento à Comunidade (NAC) do CEULP/ULBRA – localizado na Avenida JK, Quadra 108 Norte, Alameda 12, Lote 10, Plano Diretor Norte Palmas/TO. No local são oferecidos serviços psicológicos gratuitos à comunidade nas seguintes modalidades: Psicoterapia individual, casal, familiar e em grupo; Avaliação psicológica e neuropsicológica.

O SEPSI é composto das coordenadoras do Curso de Psicologia, profa. Dra. Irenides Teixeira e profa. Me. Cristina Filipakis, da coordenadora e responsável Técnica do Serviço Escola, Thaís Monteiro, de estagiários, supervisores Acadêmicos de estágio, pesquisa, extensão e prática de disciplinas vinculadas ao serviço, além de estudantes vinculados a estágio ou projetos registrados no serviço.

 

Referência:

FERREIRA, Jória Mírian Alves. Caracterização do Serviço de Psicologia do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Psicologia, Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas/TO, 2016.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento