Professor da Psicologia tem ensaio publicado em revista da UFT

Ensaio trata do corpo como objeto de disputa política, religiosa, artística e, mais recentemente, científica.

Por Coordenação – Palmas-TO
08/01/2018 • Atualizado em 08/01/2018 11:06

O professor do curso de Psicologia Sonielson Luciano de Sousa – nas disciplinas de Antropologia, Filosofia e Sociedade e Contemporaneidade – teve um ensaio publicado na revista científica Observatório, da Universidade Federal do Tocantins – UFT, periódico do colegiado de Comunicação Social. O ensaio intitulado “Retorno ao Niilismo?” foi produzido em parceria com a orientadora de mestrado do prof. Sonielson, a profa. Dra. Cynthia Mara Miranda, e analisa um ensaio fotográfico sobre o percurso simbólico do ideal de corpo masculino nos últimos tempos, sobretudo na Pós-Modernidade.

 

O texto e as fotos tratam do corpo como objeto de disputa política, religiosa, artística e, mais recentemente, científica. Deste modo, o ensaio trás uma linha histórica apontando como o tema é encarado, bem como delineando o conjunto de significados, mitos e interditos relacionados ao corpo.

 

 

No processo, tendo por base autores da psicologia, filosofia e sociologia clássica de diferentes épocas, aponta para a possibilidade de uma retomada do niilismo, na busca de um ideal de corpo. Isso porque, ao se utilizar de técnicas ascéticas, os sujeitos envoltos na dinâmica dão uma dimensão sagrada ao corpo, além de negar certos aspectos da vida, como a decrepitude e a impermanência, condições inalienáveis à dimensão humana. De acordo com a proposta do ensaio e baseado em diversos autores, o corpo volta a ocupar lugar central na sociedade – como já ocorreu na Grécia Clássica –, só que agora esvaziado de sua dimensão política e social.

A publicação de textos de caráter científico, por parte dos professores de nível Superior e pesquisadores de programas de Pós-Graduação, é uma prerrogativa para que a comunidade acadêmica conheça a produção e inquietações que movem os profissionais da educação. Além disso, as publicações passam pelo escrutínio dos pares, condição indispensável para o cotidiano e expansão da ciência.

 

 

Esta edição da Revista Observatório é a primeira de 2018 e as temáticas principais giram em torno da Pós-Verdade e da crítica às práticas jornalísticas. A publicação foi organizada pelos professores Amanda M. P. Leite, Leon Farhi Neto e Renata Ferreira da Silva, ambos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e pela professora Beatriz Marocco, da Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS). A Comunicação é uma das áreas de maior contato interdisciplinar com a Psicologia, com aproximadamente 8 mil menções na plataforma Scielo e algo em torno de 625.000 menções no Google Acadêmico.

 

Para conhecer as fotografias e o ensaio “Niilismo repaginado?” basta acessar o link https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4790/12186

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento