Publicado em: 08/01/2018 08:33

Profissão do futuro, Psicologia abre vagas para portadores de diploma

Em âmbito nacional, o curso de Psicologia está entre os mais procurados no concorrido vestibular da USP, ficando atrás apenas de Medicina e Engenharia Aeronáutica.


Por Coordenação

O curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra abre vagas de ingresso pela modalidade de Portador de Diploma. Os interessados egressos de outros cursos do Ceulp/Ulbra ou outras Instituições de Ensino Superior – IES que queiram complementar sua formação ou mesmo construir uma nova carreira devem procurar a Central de Atendimento ao Acadêmico para iniciar o processo (informações detalhadas abaixo). O curso de Psicologia do Ceulp está entre os melhores das regiões Norte e Nordeste, com conceito 4 no Enade - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Em âmbito nacional, o curso de Psicologia está entre os mais procurados no concorrido vestibular da USP – Universidade de São Paulo –, ficando atrás apenas de Medicina e Engenharia Aeronáutica.

 

Os portadores de diploma interessados em ingressar no curso devem encaminhar solicitação, via protocolo, na Central de Atendimento ao Acadêmico, observando o prazo do Calendário Acadêmico. O/a interessado/a ou procurador legal deve assinar um requerimento e apresentar documentação necessária para solicitação (Documentos autenticados em cartório: Histórico de Graduação contendo número de horas-aula e crédito de cada disciplina cursada e as notas ou menções; Diploma de Graduação; Conteúdos Programáticos das disciplinas cursadas (original com carimbo da instituição de origem ou cópia autenticada; Certificado de conclusão do Ensino Médio; Cédula de Identidade (não serão aceitas cópias de outros documentos, como por exemplo: CNH e Identidades Profissionais); CPF; Certidão de Nascimento ou Casamento; 2 fotos 3x4 e Comprovante de endereço com CEP (Caso não haja a informação do CEP, o documento apresentado não poderá ser recebido).

 

A profissão de Psicólogo(a) vem sendo apontada por diversos especialistas como uma das mais promissoras, tendo em vista o acelerado processo de mudança da sociedade, desde os anos 80 do século passado, além de ser a área mais capacitada para atuar nos desafios contemporâneos cada vez mais crescentes, como a epidemia de depressão e distúrbios psicológicos de toda ordem, as novas configurações familiares, questões sexuais e de gênero, desenvolvimento pessoal e profissional, questões relacionadas a núcleos parentais/afetivos, alto desempenho nos negócios, além de atuação junto à crianças, idosos e pessoas vítimas de todos os tipos de violência, dentre outros aspectos. Além disso, o/a psicólogo/a pode aliar seus conhecimentos com outras áreas de atuação, potencializando os resultados profissionais.

 

De acordo com o Guia do Estudante da Editora Abril, o profissional de Psicologia “estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. Ele mapeia, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade, observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente/cliente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados”. O profissional de Psicologia pode atuar em diferentes áreas e frentes, como consultórios, hospitais e nas mais variadas instituições de saúde, “contribuindo para a recuperação da saúde psicológica e física das pessoas. Em escolas, colabora na orientação educacional”.

 

Mais informações:

Local de entrada do processo: Central de Atendimento ao Acadêmico - Telefone: 63-3219-8012

Telefone Secretaria: 63-3219-8014/8015

Telefone Coordenação de Psicologia: 63-3219-8068

 

*Com informações do Guia do Estudante da Editora Abril

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000

O que achou dessa página?

Clique e deixe seu comentário