Com foco na humanização, professores da Psicologia participam de Semana Pedagógica
Durante a Semana, além da palestra e das oficinas, os professores também participaram de reuniões para discutir vários processos
Os professores do curso de Psicologia participaram ativamente da Semana Pedagógica 2018.1, do Ceulp/Ulbra, ocorrida de 23 a 26/01, na instituição. Com o tema “Inovando a prática docente por meio de uma perspectiva humanizadora”, tanto a palestra de abertura, ministrada pelo professor Dr. Gabriel Perissé, quanto às demais atividades da semana convergiram para enfatizar a importância de centralizar as necessidades humanas nas relações entre professores e acadêmicos.
Durante a palestra de abertura, Perissé classificou três níveis de interação, sendo o nível um aquele que considera o ser humano de modo objetificado (apenas para atender a interesses egoístas), o nível dois calcado num ideal de ajuda mútua e o nível três baseado numa espécie de amor altruísta. De acordo com Gabriel Perissé, que têm vários livros sobre o que ele denomina de Pedagogia do Encontro, leitura criativa, didática e formação docente, é necessário haver um esforço conjunto para que as relações ocorram a partir do nível dois. Atualmente Perissé é professor da PUC do Rio Grande do Sul.
Para a coordenadora do curso de Psicologia, profa. Dra. Irenides Teixeira, o semestre começou de modo dinâmico e alegre, com ampla participação dos professores. “Os encontros foram produtivos e ao mesmo tempo descontraídos, numa atmosfera de respeito e de construção coletiva. Todas as atividades enfatizaram a importância de um educador valorizado, que assume seu lugar de incentivador de pessoas”, pontuou.
Durante a Semana, além da palestra e das oficinas, os professores também participaram de reuniões para discutir o Enade - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, e de um encontro para discutir as principais demandas do semestre, como processos avaliativos e Trabalhos de Conclusão de Curso.
A Semana Pedagógica tem por objetivo refletir sobre a qualidade educacional a partir de uma perspectiva inovadora e também sobre práticas pedagógicas humanizadoras direcionadas a um processo de ensino e aprendizagem de melhor qualidade. A ação contou com uma carga horária de 16h e foi direcionada a todos os professores e coordenadores de cursos. (Com informações da Ascom/Ceulp)