“O desafio de se relacionar na contemporaneidade” é tema de ensaio de alunos de Filosofia

A disciplina de Filosofia é ofertada no 1º período do curso de Psicologia

Por Coordenação – Palmas-TO
06/02/2018

As acadêmicas e os acadêmicos de Psicologia na disciplina de Filosofia, que é ministrada pelo professor Esp. Sonielson Sousa, estão produzindo uma série de ensaios teóricos problematizando uma das maiores demandas da clínica psicológica na contemporaneidade, que é o desafio de se relacionar afetivamente num período histórico marcado pelo princípio da liberdade individual e dos projetos de curto prazo.

 

Os acadêmicos têm como textos-base uma série de artigos científicos produzidos por professores doutores brasileiros inspirados nos grandes autores da filosofia – como Bergson, Nietzsche, Schopenhauer, Bauman, Foucault, dentre outros – e que lançaram as bases dos sistemas ocidentais de pensamento sobre este tema. O objetivo é que os futuros profissionais de Psicologia possam ampliar o repertório argumentativo neste que é considerado um dos temas mais emergentes para a área.

 

Para a coordenadora do curso, profa. Dra. Irenides Teixeira, a iniciativa “favorece o exercício de pensar por conceitos, articulando vários autores e relacionando ideias em rede, o que acaba por preparar teoricamente os acadêmicos para temas que requerem maior criticidade”.

 

Os acadêmicos poderão aliar os conceitos filosóficos com as linhas teóricas de sua preferência, na Psicologia, o que favorece a eclosão de um olhar crítico e aguçado. Por fim, os melhores ensaios serão publicados no (En)Cena, portal de sáude mental, um dos projetos de extensão do curso.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento