Publicado em: 06/02/2018 16:33

“O desafio de se relacionar na contemporaneidade” é tema de ensaio de alunos de Filosofia

A disciplina de Filosofia é ofertada no 1º período do curso de Psicologia


Por Coordenação

As acadêmicas e os acadêmicos de Psicologia na disciplina de Filosofia, que é ministrada pelo professor Esp. Sonielson Sousa, estão produzindo uma série de ensaios teóricos problematizando uma das maiores demandas da clínica psicológica na contemporaneidade, que é o desafio de se relacionar afetivamente num período histórico marcado pelo princípio da liberdade individual e dos projetos de curto prazo.

 

Os acadêmicos têm como textos-base uma série de artigos científicos produzidos por professores doutores brasileiros inspirados nos grandes autores da filosofia – como Bergson, Nietzsche, Schopenhauer, Bauman, Foucault, dentre outros – e que lançaram as bases dos sistemas ocidentais de pensamento sobre este tema. O objetivo é que os futuros profissionais de Psicologia possam ampliar o repertório argumentativo neste que é considerado um dos temas mais emergentes para a área.

 

Para a coordenadora do curso, profa. Dra. Irenides Teixeira, a iniciativa “favorece o exercício de pensar por conceitos, articulando vários autores e relacionando ideias em rede, o que acaba por preparar teoricamente os acadêmicos para temas que requerem maior criticidade”.

 

Os acadêmicos poderão aliar os conceitos filosóficos com as linhas teóricas de sua preferência, na Psicologia, o que favorece a eclosão de um olhar crítico e aguçado. Por fim, os melhores ensaios serão publicados no (En)Cena, portal de sáude mental, um dos projetos de extensão do curso.

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000

O que achou dessa página?

Clique e deixe seu comentário