Publicado em: 08/02/2018 23:03 - Atualizado em: 08/02/2018 23:04

Visita ao Caps II deixa alunos inquietos

O Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) II oferece atendimento a portadores de sofrimento psíquico leve, moderado e severo


Por Joice Reitz - Acadêmica do curso de Psicologia e Estagiária do portal (En)Cena

Na manhã dessa quinta-feira (08), a turma 0845 de Estágio Básico III visitou o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) II de Palmas-TO. Sob orientação da Profa. Me. Lauriane dos Santos Moreira, a visita teve o objetivo de conhecer o espaço, mas, principalmente, oferecer aos alunos o contato com Camila de Menezes Brusch, psicóloga efetiva da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas-TO, atualmente lotada no CAPS II.

 

 

Em uma roda de conversa, Camila contou relatos de sua experiência profissional e também ofereceu espaço para os alunos colocarem seus pontos de vista e sanar algumas dúvidas. A conversa girou em torno da postura do psicólogo enquanto profissional, pessoa e atuante na sociedade, que, independente do momento e do papel que está exercendo, tem a tarefa de agir eticamente, sem julgar o outro.

 

Segundo a mesma, não é possível ser uma pessoa que julga e um psicólogo que não julga, não existindo um “botão” para desligar o julgamento (pautado em valores e crenças pessoais) enquanto estiver frente ao cliente/paciente. Para que esse julgamento não ocorra, se faz necessário que o psicólogo se aprofunde teoricamente e troque aquele por curiosidade, ao passo que busca entender a vida do indivíduo sem induzi-lo ao que ele próprio (psicólogo) acredita que seja o problema.

 

 

Os alunos reagiram de forma positiva à visita, trazendo pautas polêmicas e pertinentes que permeiam a profissão do psicólogo, o que gerou uma boa discussão e, consequentemente, mais inquietações acerca do papel e da postura que o psicólogo precisa adotar na sociedade, o que tornou a manhã produtiva e reflexiva.

 

Informações sobre o Caps II:

Endereço: Q. 804 Sul Alameda 4, 9 - Plano Diretor Sul, Palmas - TO, 77000-000

Horário de funcionamento: 07:00 – 18:00


Telefone(63) 3218-5247

 

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000