“Amor e Ciúme Psicopatológico” é tema de artigo publicado por Professor da Psicologia

O artigo foi publicado na Revista Fragmentos de Cultura (PUC/GO)

Por Coordenação – Palmas-TO
28/02/2018

O professor Me. Iran Johnathan Silva Oliveira acaba de publicar – em coautoria com a egressa de Psicologia do Ceulp Maria Paula Nogueira Paranaguá – um artigo  na Fragmentos de Cultura – Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO).

 

O artigo intitulado “Amor e ciúme psicopatológico: uma visão fundamentada na perspectiva analítico-comportamental” é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso da egressa Maria Paula que foi orientado pelo Prof. Me. Iran Oliveira.

 

A referida pesquisa apresenta uma revisão bibliográfica na perspectiva da Análise do Comportamento acerca de dois temas que são extremamente presentes no cotidiano dos indivíduos, o amor e o ciúme. Disserta-se sobre o amor, bem como sua conceituação para a abordagem escolhida. Atenta, também, para a fragilidade dos relacionamentos amorosos atuais, externando, assim, a transformação do comportamento amoroso saudável em comportamento amoroso disfuncional, tendo como foco principal o ciúme psicopatológico. Diante disso, procura-se compreender os fatores que acarretam tal comportamento disfuncional e quais as consequências para o indivíduo ciumento e seu par amoroso, utilizando-se de pesquisas bibliográficas e de uma análise funcional para maior auxílio nessa compreensão. Busca-se também apontar junto a pesquisa, propostas terapêuticas interventivas a fim de minimizar ou extinguir o comportamento ciumento psicopatológico.

 

Para ter acesso ao artigo completo clique aqui.

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento