"Escola Criança Esperança" recebe palestra pelo Dia da Mulher

Professora e acadêmica de Psicologia reforçaram, no evento, a importância de promover mais espaços que possam provocar reflexões e novos modos de compreender as questões de gênero

Por Sonielson Luciano de Sousa - Professor de Psicologia do Ceulp e Editor do Portal (En)Cena – Palmas-TO
08/03/2018 • Atualizado em 08/03/2018 13:45

A professora de Psicologia Cristina Filipakis e a acadêmica Evelly Silva conduziram nesta quarta, dia 7, uma palestra sobre o Dia da Mulher e Violência de Gênero para professoras da Escola Criança Esperança, na 303 Norte, em Palmas.

De acordo com a profa. Msc. Cristina Filipakis, o evento possibilitou um espaço de troca de informações, no âmbito das mulheres que atuam em educação, sobre as várias faces que compõem a violência de gênero no país. “É um tema atual, que merece a atenção da comunidade acadêmica, e que deve ser exaustivamente debatido, para que possa haver um alargamento de consciência e, assim, combater os excessos e abusos, por parte dos agressores”, disse Cristina.

 

Foto: Evelly Silva

 

Para a acadêmica Evelly Silva, “falar sobre violência de gênero, sobre as mais diversas concepções do que é ser mulher e dividir experiências durante a roda de conversa demonstram a importância de se discutir e de refletir sobre às micro e também macro violências que atingem diariamente as mulheres. Acredito que enquanto futura psicóloga e enquanto mulher negra, poder de algum modo contribuir nessas discussões é de fundamental importância, visto que essas são temáticas que podem acometer a prática do psicólogo e que devem ser compreendidas em sua totalidade, respeitando a singularidade e a história desses sujeitos”.

 

Para Cristina e Evelly, o evento também reforçou a importância de promover mais espaços que possam provocar reflexões e novos modos de compreender as questões de gênero e suas intersecções, como raça, classe, acesso à saúde, dentre outros. Atualmente, no Ceulp/Ulbra, há um grupo de estudos composto por acadêmicas e professoras engajadas no feminismo. O grupo se reúne periodicamente e, com alguma frequência, promove palestras e debates abertos a toda a comunidade.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento