Tópicos Especiais inicia teorização e técnicas sobre Práticas Integrativas

No primeiro bimestre, alunos tiveram acesso às linhas teóricas da Psicologia que dialogam com a religião/espiritualidade

Por Sonielson Luciano de Sousa - Professor do curso de Psicologia do Ceulp e Editor do Portal (En)Cena – Palmas-TO
20/04/2018 • Atualizado em 20/04/2018 07:52

 

Os acadêmicos de Psicologia na disciplina de Tópicos Especiais, que neste semestre tem como tema “Psicologia e Espiritualidade”, iniciaram nessa quinta (19/04) uma série de intervenções para tentar aplicar, na prática, as técnicas que dão sustentação às Práticas Integrativas e Complementares do SUS (técnicas que dão suporte aos métodos científicos para facilitar e/ou acelerar os processos de recuperação do paciente). Estas técnicas estão relacionadas, em maior ou menor grau, a uma série de protocolos que, antes, eram de exclusividade do saber religioso e popular e que, aos poucos, vêm sendo encampados pela ciência. Muitos psicólogos já se utilizam destas técnicas em suas intervenções cotidianas, sobretudo o Mindfulness.

 

 

A ação é um desdobramento das aulas do primeiro bimestre, que ofereceu aos acadêmicos um panorama geral das bases epistemológicas para uma Psicologia da Religião. Serão cinco aulas com as principais técnicas, apresentadas pelos próprios acadêmicos, que se pesquisaram técnicas e referenciais teóricos. Dentre as técnicas estão Mindfulness, Aromaterapia, Musicoterapia, Dançoterapia, Automasssagem e CNV – Comunicação Não-Violenta.

Estas intervenções serão transformadas em seminários que, durante o Caos 2018 (Congresso Acadêmico) irão compor um bloco de apresentações de um Psicologia em Debate Especial.

A disciplina de Tópicos Especiais é ministrada pelo professor Sonielson Sousa e terá como trabalho final, no dia 29 de maio, uma mesa redonda com três psicólogos da cidade, que irão problematizar sobre os desafios de um diálogo entre a Psicologia e os saberes religiosos tradicionais.

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento