(En)Cena teve um semestre de grande engajamento, aponta Amazon

O (En)Cena está no mesmo padrão de perfil que outros grandes sites nacionais especializados em conteúdos da Psicologia

Por Sonielson Luciano de Sousa - Professor do curso de Psicologia do Ceulp e Editor do portal EnCena – Palmas-TO
28/06/2018 • Atualizado em 28/06/2018 10:34

O Portal (En)Cena apresentou melhoras significativas no quesito engajamento, de acordo com o ranking global Alexa, subsidiária da gigante internacional Amazon.

De acordo com o Alexa, o (En)Cena triplicou no último semestre a quantidade de novos usuários, além de ter conseguido manter uma média alta de acessos diários – entre 5 e 7 mil -, com repercussão do conteúdo a partir de compartilhamento nas redes sociais, por parte dos usuários.

 

O principal serviço do Alexa é medir quantos usuários de Internet visitam um determinado site da Internet. Pela aplicação é possível saber a média de acessos que um site tem e, partindo desses dados, observar sua colocação em um (ranking) global e regional. O (En)Cena está no mesmo padrão de perfil que outros grandes sites nacionais especializados em conteúdos da Psicologia, como o Psicoativo, Mitologia On line, Psicologado e Café com Jung. Os dados são coletados a partir de extensões para navegadores de internet, como seu toolbar, e scripts fornecidos pela própria empresa.

Para a coordenadora do curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra e coordenadora geral do (En)Cena, Dra. Irenides Teixeira, este posicionamento do portal reflete o posicionamento de toda a equipe, que é comprometida a produzir e publicar conteúdos relevantes para a Psicologia e afins, sobretudo pelo viés da saúde mental.

 

Mais sobre (En)Cena

(En)Cena: a saúde mental em movimento”, idealizado pelos cursos de Comunicação Social, Psicologia e Sistemas de Informação do CEULP/ULBRA, é um portal para o qual convergem produções textuais, imagéticas e sonoras referentes ao tema da loucura. Contudo, além de ser um banco dessas produções visa também estimulá-las, em especial nos serviços de saúde, pois a proposta partiu do pressuposto que há muitas experiências vividas em serviços de saúde que condizem com a proposta da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial, mas que não são publicizadas. Dizendo de maneira mais direta, as experiências gestadas em serviços na rede de atendimento em saúde compõem um instrumento necessário para a mudança do modelo de atenção à saúde e, se não se transformam em memórias, em história, perdem parte do potencial que possuem em produzir novas práticas.

A principal problemática pela qual se orienta o (En)Cena é resumida pela seguinte questão: como vivenciar, em nível comunitário, a arte e a desinstitucionalização do sofrimento mental? O estímulo à vivência da arte tem sido o método inicial e principal do (En)Cena. É possível visualizar essa característica pela linguagem usada em nosso layout que, por sua vez, possui qualidade visual e comunicacional elaborada em meio à interdisciplinar relação entre a Psicologia, a Comunicação Social, os estudos acerca dos Sistemas de Informações, a Psiquiatria, o estudo da Fotografia e a prática do desenho como representante transversal da arte plástica em nossa composição da arte plástica em nossa composição.

No sentido de debater e praticar a desinstitucionalização, desde o 18 de maio de 2011, data de seu lançamento, o (En)Cena articulou parcerias importantes com a rede de serviços de saúde mental com, por exemplo, os CAPS de Palmas, Porto Nacional e Dianópolis; com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde; com a Política Nacional de Humanização (PNH).

O (En)Cena já publicou mais de 2.300 trabalhos de pesquisadores, acadêmicos, profissionais e usuários do sistema de saúde, artistas, entre outros. Com uma média de 45 mil acessos semanais. O (En)Cena já foi Destaque na Rede Humaniza SUS http://www.redehumanizasus.net/, recebeu carta de apoio do Conselho Federal de Psicologia e Política Nacional Humaniza SUS, recebeu em 2012 o Prêmio EXPOCOM Norte (1º lugar na categoria portal) e o Prêmio INTERCOM Nacional (1º lugar na categoria portal). Em 2013 recebeu o Prêmio EXPOCOM Norte (1º lugar na categoria portal).

O (En)Cena já esteve presente em eventos nacionais e internacionais, tais como: Congresso Internacional de Saúde Mental, Rio de Janeiro (2017); Encontro Nacional de Psicologia Social - ABRAPSO, Recife (2011); X Congresso de Saúde Mental e Direitos Humanos, Córdoba, Argentina (2011); I Congresso de Psicologia do Cerrado (CONPCER); 35º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação / INTERCOM. Fortaleza – CE (2012); Política Nacional de Humanização do SUS. Florianópolis – SC (2012), no I Encontro de Apoiadores em Humanização do Tocantins. Palmas – TO (2012). II Congresso Internacional de Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial, Porto Alegre/RS (2012); VIII EREP Norte e Nordeste, São Luis/MA (2012). Seminário Norte de Humanização, Manaus/AM (2013).

Em maio de 2012 organizou o evento (En)Cena na Praça: Saúde Mental em Rede em Palmas-TO (2012),. Foi parceiro da Coordenação Estadual de Saúde Mental do Tocantins na organização do 1º Seminário Tocantinense da Saúde Mental em Movimento com o Intersetor em Palmas-TO (2012). Foi parceiro do Ministério da Saúde e Política Nacional de Humanização - PNH no Seminário Norte de Humanização, em Manaus-AM (2013). Foi parceiro do Ministério da Saúde e esteve presente com uma equipe de 18 pessoas na cobertura do evento IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica / Saúde da Família em Brasília/DF (2014).

Desde agosto de 2012 articula e participa de todas as reuniões do Fórum Permanente de Saúde Mental do Tocantins.

Em parceria com a Secretaria Municipal e Estadual, o projeto “Curto-circuito (En)Cena de fotografia" foi selecionado pela III chamada para seleção de projetos de Reabilitação Psicossocial: trabalho, cultura e inclusão social na rede de atenção psicossocial, do Ministério da Saúde (2012).

O Portal acredita que o compartilhamento de experiências é prática importante na formação profissional e pessoal daqueles que se envolvem com a saúde mental.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento