‘Medidas Psicológicas’ abre possibilidades de atuação

A disciplina é fundamental para a introdução aos instrumentos psicométricos

Por Sonielson Luciano de Sousa - Professor do curso de Psicologia do Ceulp e Editor do Portal (En)Cena – Palmas-TO
27/07/2018

A disciplina de Fundamentos das Medidas Psicológicas, ministrada pela professora Ruth Cabral, é um pré-requisito para que, mais à frente, os acadêmicos se debrucem sobre uma das áreas de maior ascensão e visibilidade na Psicologia, a Avaliação Psicológica.

 

Foto - https://goo.gl/k3wDZ4
 

Nesta etapa, Ruth irá instigar os acadêmicos a conhecerem o histórico de testagem dentro da formação profissional, além pontuar os principais teóricos da área, e identificar as funções/perspectivas de cada processo avaliativo. ‘É importante observar que a avaliação psicológica não se resume apenas à aplicação de testes. Há um conjunto de procedimentos, como Entrevistas, Questionários, Escalas e Análise Documental, dentre outros, que municiam o profissional a dar um parecer o mais abrangente possível’, disse Ruth, ao pontuar que, durante todo este processo, não se pode esquecer o caráter humanista que deve acompanhar a/o psicóloga/o, para evitar o risco de este cair em interpretações reducionistas.

 

De acordo com a coordenadora do curso, profa. Dra. Irenides Teixeira, a disciplina é fundamental para a introdução aos instrumentos psicométricos. ‘E seguramente temos um dos mais equipados laboratórios de testes em toda a região Norte e Nordeste, de acordo com as normas do Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos do Conselho Federal de Psicologia. É nesta disciplina que nossos acadêmicos já se preparam para uma das etapas mais empíricas do curso, e de grande visibilidade perante a sociedade’, disse Irenides.

 

Em Fundamentos das Medidas Psicológicas os acadêmicos irão ser qualificados, também, a fazer a diferenciação entre laudo ou relatório psicológico, parecer, declaração e atestado, além de ter acesso ao processo de Avaliação Psicossocial.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento