Publicado em: 13/09/2018 16:59 - Atualizado em: 13/09/2018 17:06

Professora de Psicologia do CEULP defende mestrado na UNB

Heloise Acco Tives Leão ministra a disciplina de Estatística no curso de Psicologia


Por Joice Reitz - Acadêmica de Psicologia do Ceulp e Estagiária do Portal (En)Cena

No dia 04 de setembro, Heloise Acco Tives Leão defendeu sua dissertação de mestrado na Universidade de Brasília – UNB. Sua apresentação ocorreu como requisito parcial para conclusão do Mestrado Profissional em Computação Aplicada. O trabalho possui o título “Digitização de Serviços Públicos: Um Modelo para Administração Pública Federal”. A banca foi composta pela orientadora da pesquisa Prof.a Dr.a Edna Dias Canedo (UNB), o Prof. M.e Sérgio Freitas (UNB) e o Prof. M.e Edilson Ferneda (UNB).

 

Heloise, Edna, Sérgio e Edilson em defesa de mestrado (Divulgação)

 

A pesquisa:

A digitização dos serviços ofertados aos cidadãos por parte do Governo Federal é hoje uma realidade comum e parte integrante das estratégias de modernização adotadas no Brasil, principalmente a partir de 2016 quando foram publicados importantes decretos, definindo uma Política de Governança Digital e uma Plataforma de Cidadania Digital, no âmbito da Administração Pública Federal (APF). Esse trabalho tem como objetivo caracterizar os serviços públicos, em especial o brasileiro, no contexto da transformação digital, analisando o contexto das estratégias da Plataforma Digital e do Kit Transformação do Governo Brasileiro. Além disso, foi realizado uma pesquisa junto aos órgãos da APF buscando identificar a expectativa do cidadão e/ou do servidor público com a Digitização de Serviços Públicos pelo Governo Brasileiro. O foco dessa pesquisa é buscar resultados que possam ajudar a melhorar a qualidade dos serviços ofertados e que forneça subsídios para desenvolver uma ferramenta adequada para apoiar na digitização de serviços voltados ao cidadão e na sua precificação. A principal contribuição deste trabalho é a proposta de um modelo/processo de digitização de serviços públicos centrada nas necessidades do cidadão. O Modelo poderá ser utilizado por qualquer Órgão do Governo que deseje digitizar seus serviços, sendo adaptável e flexível, de acordo com suas necessidades.

 

Heloise Acco Tives Leãoé mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da UnB, tendo como linha de pesquisa Engenharia de Software (2018). Possui graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2006) e Pós-Graduação Latu Senso em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras (2009). Desde 2017 é professora do Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA, nos cursos de Sistemas de Informação e Psicologia.

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000