Telejornal é apresentado por acadêmicos da Psicologia

Transtorno do Pânico e Agorafobia foi o tema da apresentação na disciplina de Psicopatologia Geral II.

Por Isaura Rossatto - Acadêmica de Psicologia e Voluntária no Portal (En)Cena – Palmas-TO
04/10/2018 • Atualizado em 05/10/2018 09:00

Nessa quinta-feira (04), um grupo de acadêmicos da disciplina de Psicopatologia Geral II do curso de Psicologia, ministrada pelo professor Me. Iran Johnathan Oliveira, apresentou a encenação de um telejornal com o tema Transtorno do Pânico e Agorafobia.

 

 

O telejornal chamado "Bate Papo Comportamental" contou com notícias, reportagens, previsão do tempo, entrevistas e comercial.

 

 

Os integrantes do grupo entrevistaram acadêmicos de outros cursos do Ceulp/Ulbra, encenaram psicólogas especialistas no tema e ensinaram técnicas de respiração aos expectadores do auditório. De acordo com a acadêmica Bruna Medeiros, integrante do grupo, a ideia de encenar um telejornal surgiu de várias inspirações: "A ideia surgiu como uma forma de satirizar um telejornal. Procuramos ter como norte os quadros que geralmente acontecem em um telejornal como previsão do tempo, entrevistas nas ruas, questões policiais como engarrafamentos no dia a dia e entrevistas contando histórias de pessoas, visitando suas casas. Porém, adaptamos este modelo fazendo uma fusão com um programa de auditório para que assim conseguíssemos gerar interação com a turma e o professor.

 

 

A experiência foi muito gratificante, conseguíamos sentir que a sintonia que o grupo teve foi transmitida para a turma e conseguimos ver que a turma interagia com a gente, seja com as técnicas de respiração ou até mesmo com piadas simples com trocadilhos de nomes de teóricos da análise do comportamento ou nome de algum professor nosso", pontua.

 

A disciplina Psicopatologia Geral II compõe a matriz curricular do curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra. Entre as competências e habilidades requeridas dos alunos estão: demonstrar uma abordagem funcional no que se refere ao desenvolvimento do comportamento humano mais complexo e apresentar de forma descritiva e teórica os processos de avaliação e tratamento das psicopatologias, bem como apresentar passo a passo, protocolos verídicos sobre estudos de caso que possibilitem a tomada de decisão nas avaliações e intervenções terapêuticas das respectivas psicopatologias (fonte: Ceulp/Ulbra).

 

Iran Johnathan Oliveira é graduado em Psicologia (PUC Goiás), Especialista em Criminologia e Ciências Criminais (ESMAT), e Mestre Processos Clínicos com ênfase na Análise do Comportamento (PUC Goiás). Tem experiência na área de Terapia Comportamental no tratamento de Psicopatologias e pessoas com Deficiência Intelectual, em perícia psicológica nas varas de infância, juventude e família (Tribunal de Justiça do Tocantins) e também é autor do livro Síndrome de Down - Modificando comportamentos (editora ESEtec). Atualmente, é professor de Psicologia no Ceulp/Ulbra nas disciplinas de Estagio Básico V, Psicologia Experimental e Psicopatologia Geral II.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento