Publicado em: 09/10/2018 17:34 - Atualizado em: 09/10/2018 17:38

Preconceito é tema de intervenção na XXII Expro

A exposição das profissões acontece no ceulp


Por Isaura Rossatto - Acadêmica de Psicologia do Ceulp e Voluntária do Portal (En)Cena

É realizada nessa terça-feira (09) nas dependências do Centro Universitário Luterano de Palmas a XXII edição da Exposição das Profissões – EXPRO. A ação tem o intuito de mostrar as várias atribuições de cada profissão, ressaltando o mercado de trabalho e suas potencialidades. Entre as atividades desenvolvidas no stand do curso de Psicologia, está a “Lápide do Preconceito”, onde os visitantes da exposição podem escrever e depositar os seus preconceitos que devem ser “enterrados”. 

 

 

Frente às constantes manifestações de ódio percebidas na atualidade, a ideia partiu de acadêmicas de Psicologia com o intuito de provocar os jovens estudantes do ensino médio a refletirem sobre seus preconceitos e a necessidade de abandoná-los. 

 

 

Para Beatriz Rodrigues (14), visitante da exposição, falar de preconceitos é difícil: “Eu me senti mal, pois muitas vezes a gente fala sem pensar e acredita que a outra pessoa não vai achar ruim. As pessoas deviam pensar antes de falar qualquer coisa”, pontua.

 

Para Gabriela Gomes, acadêmica de Psicologia e organizadora da intervenção, falar de preconceito na graduação é importante pois, “um dos pilares da nossa profissão é que as pessoas são diferentes e que a gente precisa respeitar as diferenças, tanto é que isso está no código de ética. E independente de raça, gênero, religião, as pessoas tem que ser tratadas com respeito, e o profissional da psicologia que não sabe disso, não está exercendo sua profissão corretamente, então é muito importante que os acadêmicos saibam que os preconceitos precisam ser deixados de lado”.

 

A Exposição das Profissões do Ceulp/Ulbra já se encontra em sua vigésima segunda edição. Durante a feira os cursos de graduação da instituição, por meio de docentes e acadêmicos, desenvolvem diversas atividades em stands, onde os alunos visitantes de escolas públicas e particulares de Palmas podem conhecer as várias faces de cada profissão, áreas de interesse, perfil do profissional e o mercado de trabalho.

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000