Preconceito é tema de intervenção na XXII Expro

A exposição das profissões acontece no ceulp

Por Isaura Rossatto - Acadêmica de Psicologia do Ceulp e Voluntária do Portal (En)Cena – Palmas-TO
09/10/2018 • Atualizado em 09/10/2018 17:38

É realizada nessa terça-feira (09) nas dependências do Centro Universitário Luterano de Palmas a XXII edição da Exposição das Profissões – EXPRO. A ação tem o intuito de mostrar as várias atribuições de cada profissão, ressaltando o mercado de trabalho e suas potencialidades. Entre as atividades desenvolvidas no stand do curso de Psicologia, está a “Lápide do Preconceito”, onde os visitantes da exposição podem escrever e depositar os seus preconceitos que devem ser “enterrados”. 

 

 

Frente às constantes manifestações de ódio percebidas na atualidade, a ideia partiu de acadêmicas de Psicologia com o intuito de provocar os jovens estudantes do ensino médio a refletirem sobre seus preconceitos e a necessidade de abandoná-los. 

 

 

Para Beatriz Rodrigues (14), visitante da exposição, falar de preconceitos é difícil: “Eu me senti mal, pois muitas vezes a gente fala sem pensar e acredita que a outra pessoa não vai achar ruim. As pessoas deviam pensar antes de falar qualquer coisa”, pontua.

 

Para Gabriela Gomes, acadêmica de Psicologia e organizadora da intervenção, falar de preconceito na graduação é importante pois, “um dos pilares da nossa profissão é que as pessoas são diferentes e que a gente precisa respeitar as diferenças, tanto é que isso está no código de ética. E independente de raça, gênero, religião, as pessoas tem que ser tratadas com respeito, e o profissional da psicologia que não sabe disso, não está exercendo sua profissão corretamente, então é muito importante que os acadêmicos saibam que os preconceitos precisam ser deixados de lado”.

 

A Exposição das Profissões do Ceulp/Ulbra já se encontra em sua vigésima segunda edição. Durante a feira os cursos de graduação da instituição, por meio de docentes e acadêmicos, desenvolvem diversas atividades em stands, onde os alunos visitantes de escolas públicas e particulares de Palmas podem conhecer as várias faces de cada profissão, áreas de interesse, perfil do profissional e o mercado de trabalho.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento