Acadêmicos participam de exibição de filme vencedor do Oscar

Ação da disciplina de Antropologia em parceria com Filosofia aborda a questão do racismo

Por Sonielson Luciano de Sousa - Professor de Psicologia do Ceulp e Editor do Portal (En)Cena – Palmas-TO
26/02/2019

Os acadêmicos de Psicologia do Ceulp/Ulbra nas disciplinas de Antropologia e Filosofia participam nesta quinta, dia 28/02, as 19h, da exibição do filme Infiltrado na Klan, vencedor do Oscar na categoria de Melhor Roteiro Adaptado. A exibição ocorrerá no Cine Cultura de Palmas e o objetivo é fazer com que os acadêmicos tenham acesso a uma das melhores obras cinematográficas sobre a temática racial.

 

Dirigido pelo lendário Spike Lee, ‘Infiltrado na Klan’ aborda o clima hostil do final dos anos 1970 nos Estados Unidos, cujo cenário reflete uma frenética luta da população negra para deixar de ser vítima dos constantes ataques institucionais sofridos por esta minoria, notadamente no que se refere à associação direta da criminalidade com a negritude. E uma das mais sintomáticas organizações resultantes do ódio coletivo americano em relação à diversidade, aquela altura, é a KKKlan – Ku Klux Klan, que pregava a superioridade da ‘raça branca’ em relação a outras etnias, sobretudo em relação aos negros.

 

Trata-se de uma obra de importância crucial dadas as consequências atuais em torno da adesão de parte do mundo aos discursos raivosos da extrema-direita, notadamente a partir da ascensão de Donald Trump nos Estados Unidos. A exibição ocorre das 19h as 20h40 e os acadêmicos participantes receberão certificação.

 

Para ler mais sobre o filme, acesse https://encenasaudemental.com/post-destaque/infiltrados-na-klan-e-o-racismo-institucional-que-fere-e-mata/

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento