Profa. Me Ruth Cabral faz doutorado em Psicologia Clínica

Profissional se dedica a pesquisa em saúde mental em mulheres feministas

Por Sonielson Luciano de Sousa - Professor de Psicologia do Ceulp e Editor do Portal (En)Cena – Palmas-TO
27/02/2019 • Atualizado em 27/02/2019 18:53

Boa parte da equipe docente do curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra está envolvida em um contínuo processo de qualificação, o que atende a uma das prerrogativas ideais para a atuação na área da educação, sobretudo a educação superior que é pautada também pela pesquisa e extensão.

 

Profa. Me. Ruth do Prado Cabral - Foto: Arquivo Pessoal

 

Neste sentido, a profa. Me Ruth Cabral faz um doutorado pela PUC-Goiás sobre Psicologia Clínica e Cultura, com temática de saúde mental em mulheres feministas. A linha de pesquisa é ancorada em pontos centrais que convergem diferentes projetos e produção de conhecimento. Com isso, o programa mantém sua Área de Concentração em Psicologia, com três Linhas de Pesquisa, denominadas Análise do Comportamento; Saúde: Processos, Avaliação e Intervenção; e Processos Psicossociais.

Para a coordenadora do curso, a profa. Dra. Irenides Teixeira, o diferencial do profissional está justamente na capacidade de perceber a contínua qualificação como algo intrínseco a profissão. ‘Na verdade, esta é uma característica que torna tão especial a docência no ensino superior. Este perene movimento de autoaperfeiçoamento é algo que impacta positivamente a todos, não apenas o professor/pesquisador’, destaca Irenides.

 

Formação continuada- Para o prof. Júlio Furtado, que é doutor em Ciências da Educação, a formação continuada de professores é o processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente, realizado ao longo da vida profissional, com o objetivo de assegurar uma ação docente efetiva que promova aprendizagens significativas.

Essa necessidade sempre existiu, já que a ação docente é uma ação complexa que depende da eficácia da relação interpessoal e de processos subjetivos como a capacidade de captar a atenção e de criar interesse. As mudanças de paradigmas impostas pela sociedade nas últimas décadas intensificou sobremaneira essa necessidade.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento