#CAOS2019 – Relações parentais em famílias com filhos LGBT é tema de minicurso

Minicurso é parte da programação do CAOS 2018 que acontece no Ceulp até o dia 25 de maio

Por Alessandra Araújo - Acadêmica de Psicologia e Voluntária no Portal (En)Cena – Palmas-TO
21/05/2019 • Atualizado em 23/05/2019 11:01

Ocorreu na tarde dessa terça-feira (21) nas dependências do CEULP/ULBRA, o minicurso “Relações parentais em famílias com filhos LGBTs” como parte da programação do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS 2019. A atividade foi conduzida pelo psicólogo Ulisses Franklin Carvalho da Cunha.

A temática apresentada por Ulisses, é resultado da sua Tese de Conclusão de Curso, e faz uma reflexão sobre as relações maternas e paternas a partir da revelação da homossexualidade dxs filhxs. O psicólogo desvendou mitos e verdades, apontando influências sociais, culturais e religiosas que envolve o processo.

Trouxe ainda, relatos de mães e pais, fazendo uma associação com os processo de luto, que são basicamente: raiva, negação, barganha, depressão e aceitação. Esses processos seria uma consequência da morte simbólica dos sonhos e das expectativa que, antes mesmo de nascer, os pais já depositam nos filhos.

Ao final, Ulisses trouxe reflexões importantes para a prática profissional, esclarecendo que “a ciência ainda não definiu ao certo o que é a homossexualidade e acredito que pela singularidade dos indivíduos, isso não será possível, mas precisamos saber com clareza o que a homessexualidade não é, pois assim, poderemos ter uma prática profissional mais assertiva e mais condizente com a realidade vivida”.

 

Ulisses Franklin Carvalho da Cunha é Psicólogo egresso do Ceulp/Ulbra. Atua como Psicoterapeuta Clínico e é mestrando no Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente. Possui interesse em temas relacionados à interface Psicologia – Educação – Saúde – Meio Ambiente, e em bem estar existencial nas suas múltiplas dimensões. Atualmente exerce cargo efetivo de Técnico de Nível Superior junto à Universidade Estadual do Tocantins – UNITINS, atuando como Psicólogo Educacional e Responsável Técnico pelo Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional (NAPE).

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento