Colegiado de Psicologia faz balanço e define diretrizes para 2019.2

Dentre os temas levantados, discutiu-se estratégias para calibrar a realização de trabalhos acadêmicos por parte dos estudantes, para evitar acúmulos de funções em períodos específicos

Por Sonielson Luciano de Sousa - Professor de Psicologia do Ceulp e Editor do Portal (En)Cena – Palmas-TO
04/07/2019 • Atualizado em 04/07/2019 13:52

Em clima de confraternização pelas conquistas alcançadas no último semestre, o colegiado de Psicologia do Ceulp/Ulbra se reuniu no último dia 24 de junho, às 14h30, para deliberar sobre demandas relacionadas ao ensino, metodologias e avaliações, além de levantar os principais pontos positivos do semestre, como a realização do Caos e de uma série de ações no ensino e na extensão.

As coordenadoras do curso, profas. Irenides Teixeira e Cristina Filipakis, conduziram o processo e reforçaram o caráter participativo da Psicologia do Ceulp, a partir de ações descentralizadas e que colocam todos - professores, acadêmicos e coordenadores - como protagonistas do cotidiano da instituição.

 

    

Durante o encontro, a profa. Thaís Rodrigues levantou alternativas para que o curso promova a saúde mental dos acadêmicos, e a professora Lauriane relatou a importância de discriminar nos cronogramas as características das atividades em grupo e individuais por disciplina, para uma melhor organização da vida acadêmica pelo aluno.

Dentre os temas levantados, discutiu-se estratégias para calibrar a realização de trabalhos acadêmicos por parte dos estudantes, para evitar acúmulos de funções em períodos específicos, além de reforçar estratégias de acolhimento, no sentido de criar espaços de afeto e de fala. “O objetivo é, como já estamos fazendo nestes quatro anos, enfatizar o caráter humanista e acolhedor do curso, em consonância com um padrão de qualidade, para que o aprendizado ocorra de modo agradável, atendendo as demandas dos alunos, dos professores e da instituição. Creio mesmo que este é o caminho que diferencia o nosso curso, tornando-o de excelência”, pontua Irenides.

 

No mais, a partir de uma tabela compartilhada pela coordenação, cada professor preencheu os principais conteúdos ministrados em suas respectivas turmas, bem como a metodologia utilizada e a forma de avaliação. Após esse momento, cada professor apresentou o que foi preenchido em cada turma, socializando as atividades e compartilhando experiências. A partir dessa socialização, ajustes foram feitos nos conteúdos e metodologias, no sentido de balancear o peso das atividades e metodologias ao longo de cada semestre.

  

Os encontros do colegiado – que neste final de semestre praticamente contou com a totalidade dos professores – servem para balizar e compartilhar as práticas individuais de cada professor, além de levantar as principais demandas e conquistas do semestre e, ainda, delimitar as ações dos semestres futuros. O próximo encontro ocorre durante a Semana Pedagógica de abertura de 2019.2, que ocorre na penúltima semana de julho, no Ceulp/Ulbra.

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