Psicologia Transpessoal é ofertada como disciplina optativa

Disciplina é fruto de interdisciplinaridade entre Psicologia, Filosofia, Ciência da Religião (Estados Alterados de Consciência) e Teleologia darão a tônica.

Por Coordenação – Palmas-TO
22/07/2019

A partir deste semestre os acadêmicos de Psicologia vão poder cursar a disciplina optativa de Psicologia Transpessoal. O objetivo é proporcionar uma visão ampliada da quarta força da psicologia, que aparece como uma alternativa às abordagens comportamentais, psicanalíticas e humanistas predominantes até o final do século XX.

 

 

A disciplina de Psicologia Transpessoal possui quatro créditos, ocorrerá às sextas pela manhã e será ministrada pelo professor Me. Sonielson Sousa. Na Ementa e no plano de ensino, questões como interdisciplinaridade entre Psicologia, Filosofia, Ciência da Religião (Estados Alterados de Consciência) e Teleologia darão a tônica.

De acordo com a Associação Luso-Brasileira de Transpessoal – Alubrat –, em referência a Walsh e Vaughan, a Psicologia Transpessoal é “aquela e em que o senso de identidade ou do eu ultrapassa (trans + passar = ir além) o individual e o pessoal a fim de abarcar aspectos da humanidade, da vida, da psique e do cosmo”.

Trata-se de uma área científica de reafirmação da vida (precursora da Psicologia Positiva), que se utiliza de aspectos logoterapêuticos e “que lida mais especificamente com a ‘Experiência Cósmica’ ou estados ditos ‘Superiores’ ou ‘Ampliados’ da consciência” como dispositivo de promoção da saúde mental. Desta forma, é uma alternativa às abordagens egocentradas, pois reforça a necessidade de se viver a partir das necessidades do Self (si-mesmo), de acordo com o que “se nasceu para ser”.

Além da Psicologia Transpessoal, o curso de Psicologia dispõe ainda das seguintes disciplinas optativas: Psicologia da Comunicação, Saúde Coletiva, Psicologia do Esporte, Psicologia Jurídica, Psicologia Hospitalar, Psicologia do Trânsito, Fotografia Aplicada à Psicologia, Psicossomática, Psicologia Ambiental e Psicologia da Sexualidade Humana. (Com informações da Alubrat)

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento