Núcleo Teatral da Psicologia oferece oficinas no interior

Ação foi realizada por acadêmicos do Ceulp/Ulbra e UFT em parceria com a prefeitura de Rio da Conceição e Projeto Retalhos de Arte.

Por Isaura Rossatto - Acadêmica de Psicologia do Ceulp e Voluntária do Portal (En)Cena – Palmas-TO
21/08/2019 • Atualizado em 21/08/2019 17:07

No último sábado (17) o grupo NEM – Núcleo de Estudos Mímicos, fruto da parceria entre o curso de Psicologia do Ceulp e o curso de Teatro da UFT, esteve em visita à cidade de Rio da Conceição, localizada no sudeste do Tocantins, a convite da professora Fernanda Tainã Castro, diretora do grupo teatral local “Retalhos de Arte”. Durante o intercâmbio, foram realizadas trocas de experiências e apresentações artísticas entre os grupos e para a comunidade.

Durante o dia, na Escola Virgílio Ferreira, além das oficinas mediadas pelos integrantes do NEM sobre alguns dos principais conceitos de mímica, o grupo Retalhos de Arte apresentou suas esquetes. No fim do dia, o NEM realizou apresentações de quadros inspirados na obra do mímico Marcel Marceau na praça central da cidade, contando com a participação da comunidade.

Para Renata Ferreira, coordenadora do NEM, a vivência foi muito importante, “porque é uma forma de reinventar a escola em formato de viagem, em formato nômade, na qual a gente tem uma conexão direta e potente com a comunidade e o estado. Essa experiência dos nossos alunos com os alunos de Rio da Conceição é de muita aprendizagem, primeiramente para os nossos alunos que estão em formação e serão futuros professores, e também para os alunos do Retalhos, que têm contato com as pesquisas realizadas nas universidades de forma direta e potencializadora”, comenta a professora.

No decorrer do fim de semana, os integrantes do NEM também puderam aproveitar de parte das belezas naturais de Rio da Conceição, conhecida como o Portal do Jalapão, a cidade é cercada de cachoeiras e rios. A parceria não poderia ter acontecido sem o apoio da Secretaria de Turismo de Rio da Conceição, na pessoa de Esther Rodrigues da Cruz, do grupo Retalhos de Arte e da coordenadora do projeto e vice-presidente do Comtur, Fernanda Tainã Castro, bem como da agência Seriema Ecoturismo.

Para a professora Renata Ferreira, o intercâmbio é fonte de empoderamento: “A experiência também é de empoderamento para todos os estudantes, porque juntos e de forma intercambiar foram exibidos diferentes pontos de vista: um tem a força da comunidade, o outro tem a pesquisa. Assim, eles se potencializam mutuamente, favorecendo a expansão de atividades culturais no município e uma formação de teatro muito mais ampla e conectada com a realidade do estado. Além disso, há a aproximação do curso de psicologia, que torna toda a experiência interdisciplinar, assim como o trabalho coletivo, a experiência de estar coletivamente no lugar dividindo tarefas, os encontros, as redes que se estabelecem e as alegrias que a gente experimenta”,  relata.

Sobre o NEM

O NEM – Núcleo de Estudos Mímicos é um projeto de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp Ulbra) sob coordenação da profa. Dra. Renata Ferreira (Teatro da UFT), com apoio do prof. Me. Sonielson Sousa (Psicologia Ceulp). O objetivo do projeto é promover o encontro entre os extensionistas e diferentes comunidades; abrir espaço para discutir novas formas de comunicação, sobretudo pela Mímica, e proporcionar o encontro entre a Psicologia (funções terapêuticas) e o Teatro (expressões corporais e comunicacionais).

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento