Saúde mental da população negra é campanha nacional e curso de Psicologia é parceiro

Campanha vai até 15 de setembro

Por Isaura Rossatto - Acadêmica de Psicologia do Ceulp e Voluntária do Portal (En)Cena – Palmas-TO
19/08/2020 • Atualizado em 19/08/2020 08:37

Durante o período de 15 de agosto a 15 de setembro, o curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra será parte das instituições que prestam apoio à campanha “Saúde Mental da População Negra Importa!”, promovida pela Articulação Nacional de Psicólogas (os) Negras (os) e Pesquisadoras (es) (ANPSINEP).

Mobilizado pelas demandas urgentes que envolvem a saúde mental e integridade da população negra, o curso de Psicologia, representado pelo Portal (En)Cena, promoverá atividades virtuais e conteúdos voltados a esses temas ao longo da campanha. O objetivo da mobilização será engajar os acadêmicos do curso e usuários o Portal (En)Cena em espaços de discussão e reflexão acerca das questões raciais e políticas que envolvem a prática da Psicologia.

Segundo a ANPSINEP, o escopo da mobilização está na necessidade de discussão da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, que não tem recebido a atenção devida dos órgãos públicos, fazendo com que a responsabilidade pelo cuidado junto a essa população recaia aos psicólogos negros. As novas demandas geradas pela pandemia de Covid-19 também serão pauta de discussão, uma vez que evidenciam a necessidade de uma melhor articulação das práticas públicas em saúde mental e acolhimento das populações historicamente desvalorizadas.

A ANPSINEP é uma organização constituída pela articulação de diferentes instituições e movimentos com trabalhos no campo das relações raciais em psicologia, seu objetivo é articular a produção de conhecimento e a ação política, no campo da psicologia, sobre o impacto do racismo na construção das subjetividades e nas relações raciais. Para mais informações sobre a ANPSINEP e a campanha, acesse o site ou o perfil no Instagram.

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento