Avaliação Psicológica é tema do Caos 2020

Neste ano, o evento será gratuito e ocorrerá exclusivamente a partir de plataformas digitais

Por Sonielson Sousa - Prof do curso de Psicologia do Ceulp/ulbra e Editor do Portal (En)Cena. – Palmas-TO
02/11/2020 • Atualizado em 02/11/2020 18:37

O Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – Caos 2020, ocorre entre os próximos dias 03 a 07 de novembro e, nesta edição, tem como tema “Psicologia e Profissão: a avaliação psicológica em destaque”. Pela primeira vez o evento será totalmente realizado em ambiente virtual, com acesso gratuito, e transmissões a partir do YouTube do curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra e do Google Meet.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral. No entanto, para obter a certificação de participação, é necessário se inscrever no site https://ulbra-to.br:8051/sig/extensao/acoes/410/detalhes/. Para a abertura do Caos, que ocorre às 9h do dia 03/11, o psicólogo Dr. Fernando Pessotto irá conduzir uma palestra com o tema “o que Sherlock Holmes tem a ver com a avaliação psicológica?”. A palestra contará com mediação da psicóloga Lais Karolinny A. Amaral.

Ainda na noite da próxima terça, a partir das 19h, haverá uma mesa-redonda sob o tema Contextos da Avaliação Psicológica, com a mediação da professora Me. E psicóloga Ruth Cabral, e participação das psicólogas Amanda Carolina Oliveira de Santana, Larissa Machado Bufáiçal e do psicólogo Dr. Lucas Dannilo Aragão Guimarães. Durante a semana, ocorrerá uma série de minicursos, mesas-redondas, sessões técnicas, palestras e, ao final, a Assembleia Geral de Estudantes de Psicologia do Tocantins.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra, psicóloga e profa. Dra. Irenides Teixeira, “atualmente a Psicologia se consolida como uma das profissões mais promissoras, pela sua capacidade de catalisar e atravessar as questões humanas em suas mais variadas facetas. Neste sentido, não é possível falar em Psicologia como ciência e profissão sem levar em conta a Avaliação Psicológica”.

Dra. Irenides diz que, do ponto de vista ético e científico, esta temática é emergente e, em última análise, define o grau de comprometimento do Ceulp/Ulbra com a qualidade dos profissionais de Psicologia que serão entregues ao mercado de trabalho. “Predominantemente atrelados à uma dimensão experimental, os processos de avaliação psicológica se apresentam como um desafio perene para as psicólogas e psicólogos da atualidade, uma vez que envolvem variantes com elevada condição de mutabilidade. Além disso, esta área requer uma constante atualização no que diz respeito aos aspectos éticos”, alerta Irenides.

Esta já é a quinta edição do Caos, que nos últimos anos abordou temas como “violência”, “diversidade profissional”, “tecnologia” e “sexualidade”. A programação completa da edição 2020 pode ser acessada no endereço http://ulbra-to.br/caos/edicoes/2020#programacao. Neste ano o evento conta com o apoio da ABEP e do CRP.

Serviço:

O quê - Caos 2020 (Psicologia e Profissão: a avaliação psicológica em destaque)

Data: 3 a 7 de novembro de 2020

Site do evento:  http://ulbra-to.br/caos/edicoes/2020

Inscrições: https://ulbra-to.br:8051/sig/extensao/acoes/410/detalhes/

Programação: http://ulbra-to.br/caos/edicoes/2020#programacao

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCuf3VKQ9cmjDiCwW5YXTB8g

Evento totalmente gratuito

 

Veja também

#vempraulbra

Uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora
  • Melhor instituição do estado, segundo avaliação MEC
  • Cursos com as melhores notas na avaliação do MEC
  • Laboratórios e Clínicas especializados
  • Única instituição com Hospital Veterinário
  • Núcleo de Atendimento à Comunidade
  • Egressos com alto índice de empregabilidade
  • Programa de Extensão Interdisciplinar
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento