Plano de Ensino

Turma 1119 - Estratégias Metodológicas em Serviço Social - 2011/1

Curso: Serviço Social

Período: 5

Professor(es): Eliane Cristina Costa de Oliveira

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2011/1

Objetivo

O objetivo superior do curso de Serviço Social do CEULP/ULBRA tem sede no intuito de formar profissionais capazes de responder às demandas sociais, na perspectiva de assegurar direitos, democratizar o acesso do cidadão às políticas sociais, por meio da instauração de práticas profissionais competentes, com potencial de produzir conhecimentos e propor alternativas para a transformação da realidade social.

Ementa

Fundamentos e operacionalização de estratégias metodológicas para a prática profissional em Serviço Social nas esferas interpessoal, familiar, sociocomunitária, institucional e interprofissional, em perspectiva crítica e dinâmica teórico-prática.

Competências

Possibilitar a compreensão teórica e vivencial de  métodos e estratégias das redes sociais, grupos e comunidades, bem como o desenvolvimento de habilidades e atitudes para o desempenho na área temática.

Habilidades

Possibilitar aproximação dos conceitos metodológicos do trabalho comunitário e social;

Propiciar conhecimento quanto a instrumentalidade metodológica nas áreas de atuação profissional;

Possibilitar aproximação com conceitos e abordagens de redes sociais, como estratégia de organização e articulação de trabalhos sociais;

Relacionar a instrumentalidade com os demais elementos que compõem o processo de trabalho do Serviço Social;

Desenvolver competências a partir da reconstrução e qualificação do conhecimento para inserção e intervenção no mercado de trabalho;

Programa

1-09/02.Apresentação: Docente e Discentes Programa da disciplina, metodologia, critérios de avaliação e indicações de referências e estabelecimento do Contrato Pedagógico;
2-16/02.Conceito: Estratégia e Tática*Dimensões das estratégias na prática profissional-relação à realidade social: política, econômica, social e cultural;
3-23/02.Mediação e Serviço Social;
4-02/03.A categoria da mediação  na dialética de Marx;
5-12/03.1ª Semipresencial:Sobre a categoria Mediação, levante os pontos principais do livro de Reinaldo Pontes sobre os seguintes pontos:Balanço crítico do uso da categoria de mediação no Serviço Social pós-reconceituado a Luz dos seguintes teóricos:
1-Vicente de Paula Faleiros
2-Aldaíza Spozati;
3-José Paulo Netto;
4-Nobuco Kameyama;
5-Raimunda nonato da Cruz oliveira Lemos;
6-Odária Battini;
6-16/03.Paradigmas Metodológicos do Trabalho Social.
7-23/03.Metodologia da regulação;
8-30/03.Metodologia da articulação.
9-02/04.2ª Semipresencial.Pesquisa sobre as esferas de atuação do S.S como estratégias de enfrentamento/articulação estratégica.
1-Esfera familiar;
2-esfera sócio-comunitária;
3-esfera institucional;
4-Esfera interprofissional.
10-06/04.Serviço Social e a pedagogia da “ajuda”.e   2-Serviço Social e a pedagogia da “participação”.
11-13/04.GI. Avaliação parcial  do semestre.
12-20/04.Seminário:O paradigma da correlação de forças: uma proposta de formulação teórica-prática.Estratégias de fortalecimento e articulação de trajetórias;
13- 27/04.Articulação estratégica e intervenção profissional.
14-04/05.Redes Sociais/A origem das redes/Pressupostos teóricos - metodológicos do trabalho em redes.
15-11/05.EXPRESS- Exposição  de Produções e Relatos de Experiência em Serviço Social.
Apresentação dos temas da 1ª semipresencial. Articular meios objetivos das idéias dos autores.
16-14/05.3ª Semipresencial-Elaborar individualmente uma proposta de atendimento em redes.(identifique uma questão social e descreva a possibilidade de atendimento em rede municipal ou Estadual.) familiar, sócio-comunitária, institucional e interprofissional.
17-18/05.Apresentação das propostas de atendimento em rede.
18-25/05.Experiência em redes. Estratégias de Fortalecimento no contexto da AIDS.
19-01/06.Experiência .COEP. Das ruas às redes.
20-08/06.GII-. Avaliação final  do semestre.
21-15/06.Comentário da GII e resgate dos temas para a substituição.
22-22/06.SUBSTITUIÇÃO.

Metodologia

Trabalhar com os acadêmicos como sujeitos do processo de ensino aprendizagem, sendo o  conteúdo desenvolvido por intermédio de aulas expositivas dialogadas, leituras de textos, seminários, e postagens no site do CEULP, incidindo na carga horária do curso por meio de atividades semipresenciais.

Avaliação

G1:
Prova escrita individual - (8,0 pts).
Seminário Unidade I - (2,0 pts).

G2:
Resenha de textos e apresentação na EXPRESS – (2,0 pts).
Prova escrita individual - (6,0 pts).
Seminário Unidade II -  (2,0 pts).

Substituição
Prova escrita individual (10 pts).

Bibliografia

Básica

FALEIROS. Vicente de Paula. Saber Profissional e Poder Institucional. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Serviço Social em tempos de globalização. Revista Inscrita, ano II, n. III. Rio de Janeiro: Cortez, 1998.

PEREIRA, William César Castilho. Nas trilhas do trabalho comunitário e social: Petrópolis: Vozes. 2001.

PONTES. Reinaldo Nobre. Mediação e serviço social: um estudo preliminar sobre a categoria teórica de sua apropriação pelo serviço social. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.

Complementar

ABREU, Marina Maciel. Serviço social e a organização da cultura: perfis pedagógicos da prática profissional. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.

AMMANN, Safira Bezerra. Ideologia do desenvolvimento de comunidade no Brasil. 6ª Ed.. São Paulo: Cortez. 1987.

KERN, Francisco A.. Redes sociais. Canoas: Ed. ULBRA, 2002.

OLIVEIRA, Edson Marques. Gestão e Serviço Social: o empreendedorismo social como estratégia de intervenção. Palmas, TO: Provisão, 2009.

Revista SS & Sociedade 61. Desafios do Serviço Social na era da globalização.. São Paulo: Cortez, 1999.