Curso:
Período: 5
Professor(es): Ewandelina de Moraes
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2012/1
O significado da Gestão Social, princípios e diretrizes para a sua aplicação. A identificação das ferramentas de gestão utilizadas no processo de trabalho do Assistente Social, para a efetivação de direitos e para a participação efetiva do cidadão nos processos de planejamento, implementação e avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais. O projeto social como instrumento básico de intervenção profissional dos assistentes sociais.
• Reconhecer e operacionalizar os instrumentais técnico-operativos a serem utilizados, para que desta forma, estejam preparados (mediante experimentação), para inserção nos campos de estágio.
Aula 1 – Aula Inaugural -06 de fevereiro de 2012
• Apresentação do Plano de Ensino
• Estudo de Caso / Parecer Social (atividade em dupla)
• Estudo dirigido
Aula 2 – 13 de fevereiro de 2012
• Contextualização dos conteúdos da disciplina
• Apresentação do projeto de extensão – SSNAC Serviço Social no Núcleo de Atendimento à Comunidade.
• Explanação sobre os instrumentais técnicos – operativos pertinentes ao SSNAC
• Agendamento das atividade laboratoriais
Aula 3 – 27 de fevereiro de 2012
• Aula prática
• Produção dos instrumentais para o atendimento prático no NAC – Núcleo de atendimento a comunidade.
• Diário de Atividades em Campo – explanação / orientações
• Agendamento das atividades laboratoriais
Aula 4 – 5 de março de 2012
• Tema: Metodologias de atendimento a família: o fazer do assistente social.
• Aula Expositiva / Dialogada
Aula 5 –1º Atividade Semipresencial
• Atividade postada no portal, data limite: 10 de março de 2012.
Aula 6 – 12 de março de 2012
• Tema: Explanação e operacionalização dos instrumentais técnico – operativos utilizados pelo serviço social: Observação, Diálogo, Relacionamento e Investigação.
• Aula prática
Aula 7 – 26 de março de 2012
• Tema: Explanação e operacionalização dos instrumentais técnico – operativos utilizados pelo serviço social: Entrevista – o ato de questionar, abordagem e estudo social.
• Aula expositiva e prática
Aula 8 –02 de abril de 2012
• Temas: Prática profissional do Serviço Social e
A instrumentalidade do Serviço Social;
• Aula expositiva
Aula 09 – 9 de abril de 2012
• Tema: Parecer Social em ações individuais, coletivas e administrativas;
• Aula expositiva e prática
Aula 10 – 16 de abril de 2012
• Tema: Laudo e Perícia Social
• Aula Prática
• Monitoramento do Diário de atividades de campo.
Aula 11 – 23 de abril de 2012
• Fechamento de nota;
• Entrega das atividades propostas para a avaliação de grau 1
Aula 12 – 2º Atividade Semipresencial
• Atividade postada no portal, data limite: 28 de abril de 2012.
Aula 13 – 07 de maio de 2012
• Tema: Comunicação e Serviço Social
• Atenção à comunicação, informação – documentação, relatório-registro.
Aula 14 – 14 de maio de 2012
• Tema: O uso dos instrumentais técnicos no processo avaliativo.
• Dramatizações em classe
Aula 15 –3º Atividade Semipresencial
• Atividade postada no portal, data limite: 19 de maio de 2012
Aula 16 – 21 de maio de 2012
• Tema: Instrumental técnico – operativos: Reunião
• Estudo dirigido e aula prática
Aula 17 – 28 de maio de 2012
• Tema: A operacionalização dos instrumentais técnico – operativos.
• Aula prática
Aula 18 – 04 de junho de 2012
• Tema: Instrumentais técnico – operativos: Dinâmica de grupo
• Estudo dirigido e aula prática
Aula 19 – 11 de junho de 2012
• Tema: O instrumental técnico – operativo: Estudo de caso
• Simulações em classe
• Monitoramento do Diário de atividades de campo
Aula 20 – 18de junho de 2012
• Fechamento de nota;
• Entrega das atividades propostas para a avaliação de grau 2
Aula 21 – 25 de junho de 2012
• Conferência da avaliação e métodos
• Fechamento da disciplina.
Aula 22 – 27 de junho de 2012
• Substituição de Grau
• Prova escrita (objetiva e subjetiva)
• Conteúdos cumulativos
Toda a fundamentação teórica da disciplina se servirá de aulas expositivas, dialogadas e práticas;
Como métodos de avaliação serão utilizados no semestre os seguintes instrumentais:
• Estudo dirigido;
• Simulações;
• Dramatizações;
• Dinâmicas;
• Monitoramento da produção individual e coletiva (supervisão individual e grupal);
• Laboratório Vivencial;
• Exercícios individuais e coletivos com pequenas produções em sala, com a finalidade de estimular a produção própria e original e
• Monitoramento do Diário de atividades de campo
A avaliação acadêmica acontecerá de forma individualizada, mesmo nas atividades realizadas em grupo.
As atividades semipresenciais serão realizadas exclusivamente via PORTAL, não sendo aceitos trabalhos entregues à professora, as mesmas terão direcionamentos organizados em sala de aula.
O processo avaliativo dos alunos será feito de forma contínua, processual, e individual (mesmo nas atividades desenvolvidas em grupo) tendo-se em vista o desenvolvimento destes no decorrer da disciplina, priorizando-se os aproveitamentos dos mesmos na assimilação de conteúdos e a participação nas aulas.
Avaliação G1:
Atividade Pontuação
Trabalhos laboratoriais…..........................................................…………..… 5,0 pontos
Atividades em sala……….......................................................………..….…. 4,0 pontos
Diário de Atividades de campo ……..........................................................…. 1,0 ponto
TOTAL ............................. 10,0 pontos
Avaliação G2:
Atividade Pontuação
Trabalhos laboratoriais…..........................................................…………..… 5,0 pontos
Atividades em sala……….......................................................………..….…. 4,0 pontos
Diário de Atividades de campo ……..........................................................…. 1,0 ponto
TOTAL ............................. 10,0 pontos
Substituição de Grau:
Não há avaliação de substituição para o eixo Prática Profissional.
FERRARINI, Adriane Vieira. Processos de trabalho do serviço social II. Canoas: Ed. ULBRA, 2003. (Cadernos Universitários; 72).
GARRETT, Annette Marie. A entrevista, princípios e métodos. Tradução de Maria de Mesquita Sampaio (et al.). 10 ed. Rio de Janeiro: Agir, 1991.
GUERRA, Yolanda. A Instrumentalidade do Serviço Social. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
MAGALHAES, Selma Marques. Avaliação e linguagem: relatórios, laudos e pareceres. São Paulo: Veras Editora, 2003.
SPEROTTO, Neila. Instrumentalidade do serviço social / Neila Sperotto. Porto Alegre : Imprensa Livre, 2009. 136 p
FERRARINI, Adriane Vieira. Processos de trabalho do serviço social II. Canoas: Ed. ULBRA, 2003. (Cadernos Universitários; 72).
GARRETT, Annette Marie. A entrevista, princípios e métodos. Tradução de Maria de Mesquita Sampaio (et al.). 10 ed. Rio de Janeiro: Agir, 1991.
GUERRA, Yolanda. A Instrumentalidade do Serviço Social. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
MAGALHAES, Selma Marques. Avaliação e linguagem: relatórios, laudos e pareceres. São Paulo: Veras Editora, 2003.
SPEROTTO, Neila. Instrumentalidade do serviço social / Neila Sperotto. Porto Alegre : Imprensa Livre, 2009. 136 p
FERRARINI, Adriane Vieira. Processos de trabalho do serviço social II. Canoas: Ed. ULBRA, 2003. (Cadernos Universitários; 72).
GARRETT, Annette Marie. A entrevista, princípios e métodos. Tradução de Maria de Mesquita Sampaio (et al.). 10 ed. Rio de Janeiro: Agir, 1991.
GUERRA, Yolanda. A Instrumentalidade do Serviço Social. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
MAGALHAES, Selma Marques. Avaliação e linguagem: relatórios, laudos e pareceres. São Paulo: Veras Editora, 2003.
SPEROTTO, Neila. Instrumentalidade do serviço social / Neila Sperotto. Porto Alegre : Imprensa Livre, 2009. 136 p
AMARO, Sarita. Visita Domiciliar: guia para uma abordagem complexa. Porto Alegre: AGE, 2003.
FALEIROS, Vicente de Paula. Saber Profissional e Poder Institucional. 8. ed. - São Paulo: Cortez, 2008.
FRITZEN, Silvino José. Exercícios práticos de dinâmica de grupo. 37. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso; DAL PRÁ, Keli Regina. A documentação no cotidiano da intervenção dos assistentes sociais: algumas considerações acerca do diário de campo. Revista Textos & Contextos. Porto Alegre, v.6, 2007.
AMARO, Sarita. Visita Domiciliar: guia para uma abordagem complexa. Porto Alegre: AGE, 2003.
FALEIROS, Vicente de Paula. Saber Profissional e Poder Institucional. 8. ed. - São Paulo: Cortez, 2008.
FRITZEN, Silvino José. Exercícios práticos de dinâmica de grupo. 37. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso; DAL PRÁ, Keli Regina. A documentação no cotidiano da intervenção dos assistentes sociais: algumas considerações acerca do diário de campo. Revista Textos & Contextos. Porto Alegre, v.6, 2007.
AMARO, Sarita. Visita Domiciliar: guia para uma abordagem complexa. Porto Alegre: AGE, 2003.
FALEIROS, Vicente de Paula. Saber Profissional e Poder Institucional. 8. ed. - São Paulo: Cortez, 2008.
FRITZEN, Silvino José. Exercícios práticos de dinâmica de grupo. 37. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso; DAL PRÁ, Keli Regina. A documentação no cotidiano da intervenção dos assistentes sociais: algumas considerações acerca do diário de campo. Revista Textos & Contextos. Porto Alegre, v.6, 2007.