Plano de Ensino

Turma 1103 - Questão Social - 2013/1

Curso: Serviço Social

Período: 2

Professor(es): Eliane Cristina Costa de Oliveira, Josiane Aparecida Ferreira

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2013/1

Objetivo

O objetivo superior do curso de Serviço Social do CEULP/ULBRA tem sede no intuito de formar profissionais capazes de responder às demandas sociais, na perspectiva de assegurar direitos, democratizar o acesso do cidadão às políticas sociais, por meio da instauração de práticas profissionais competentes, com potencial de produzir conhecimentos e propor alternativas para a transformação da realidade social.

Ementa

Fatores históricos (sociais, econômicos e políticos) que contribuítram para o surgimento e acirramento da questão social. A gênese da questão social e o Serviço Social. Desigualdade e exclusão social como categorias da questão social. A diferença entre problemas sociais e questão social. A questão social como objeto de atuação do Serviço Social. As expressões da questão social no Brasil e no Tocantins e as demandas para o trabalho profissional do assistente social conforme as especificidades da região.

Competências

- Capacidade de compreensão sobre a relação entre questão social, desigualdade social e Serviço Social na sociedade capitalista;
- Capacidade de desenvolver a visão crítica a partir de uma retrospectiva histórica, teórico-metodológica e ético-política a respeito da questão social e, assim,  estabelecê-la e situá-la como objeto de trabalho da profissão

Habilidades

- Refletir acerca da abrangência da Questão Social;
- Identificar o objeto de trabalho do serviço social;
- Reconhecer as expressões da Questão Social na realidade sobre a qual atuará;
- Identificar a realidade social local e a ação do Serviço Social no enfrentamento das expressões da questão social.

Programa

Aula-a-aula:
18/02 – Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino e início das discussões a respeito do livro que será referência para a disciplina: QUESTÃO SOCIAL, de Sandra da silva Silveira, Editora Imprensa Livre, Porto Alegre, 2008 – Cap. I – primeiras aproximações conceituais – objeto do conhecimento; objeto do trabalho. Apresentação do livro Questão Social: particularidades no Brasil, de Josiane Soares Santos, Coleção Biblioteca Básica do Serviço Social, Editora Cortez, São Paulo, 2012. Este livro servirá de base para as apresentações de seminário de G I e G II.
25/02 – Aula 2 -  Cap. II – as diferentes configurações do objeto de trabalho do Serviço Social: influência do Positivismo – aportes sociológicos para compreensão do Positivismo; contextualização histórica e configuração do objeto do Serviço Social.
04/03 – Aula 3 – Cap. III – as diferentes configurações do objeto de trabalho do Serviço Social: influência da Fenomenologia – aportes sociológicos para compreensão da Fenomenologia; as configurações do objeto do Serviço Social na perspectiva fenomenológica.
11/03 – Aula 4 – Cap. IV - as diferentes configurações do objeto de trabalho do Serviço Social: influência do Funcionalismo -  aportes sociológicos para compreensão da Fenomenologia; as configurações do objeto do Serviço Social na perspectiva funcionalista e sistêmica.
25/03 – Aula 5 – Apresentação do Seminário QUESTÃO SOCIAL: particularidades no  Brasil. Um (a) aluno (a) abre o seminário com a apresentação da introdução do livro. Grupo, trio ou dupla, conforme o tamanho da turma, apresenta o capítulo I (Elementos para entender a concepção e a gênese da questão social; acumulação primitiva do capital; modo de produção capitalista; a dinâmica política da questão social.
01/04 – Aula 6 – Continuação do seminário. Cap. II e III – modo de produção, formação social e alguns marcos históricos sobre o Brasil; particularidades do capitalismo na formação social brasileira (capítulo III é menor, logo o grupo deve ser menor).
06/04 – Aula 7 – ATIVIDADE SEMIPRESENCIAL I – assistir ao VT CAPITALISMO, DESENVOLVIMENTO E BARBÁRIE, de José Paulo Netto, LINK http://www.youtube.com/watch?v=Fe4W1D0Qk8g Capitalismo, Desenvolvimento e Barbárie – José Paulo Netto – 3:10:04 e postar síntese dos assuntos.
08/04 – Aula 8 – Continuação do seminário – Cap. IV – Particularidades da questão social no Brasil.
15/04 – Aula 9 – se for necessário para finalização das apresentações e/ou revisão de conteúdo para a realização da avaliação GI.
22/04 – Aula 10 - avaliação GI – avaliação escrita (8,0) + seminário (2,0) = 10,0.
29/04 – Aula 11 – devolução das avaliações, comentários e início das discussões a respeito do capítulo V do livro QUESTÃO SOCIAL, de Sandra da silva Silveira, Editora Imprensa Livre, Porto Alegre, 2008 – as diferentes configurações do objeto de trabalho do Serviço Social: influências do Materialismo Histórico.
06/05 – Aula 12 – Cap IV – fundamentos para a compreensão da questão social – conceitos, presente e passado da questão social; breve mosaico da produção teórica e metodológica.
13/05 – Aula 13 – Cap VII – processo de conhecimento das expressões da questão social: os processos sociais no contexto mundial, latinoamericano e brasileiro.
18/05 – Aula 14 - ATIVIDADE SEMIPRESENCIAL II -  Postar relatório da atividade Vivências Comunitárias.
27/05 – Aula 15 – Cap. VIII – processo de conhecimento das expressões da questão social: processos constitucionais e particulares; dispositivos legais, políticos, sociais e metodológicos.
03/06 – Aula 16 – PARTE II da apresentação do Seminário QUESTÃO SOCIAL: particularidades no Brasil. Um (a) aluno (a) abre o seminário com a apresentação da introdução do livro. Grupo, trio ou dupla, conforme o tamanho da turma, apresenta o Capítulo V (Aproximações à questão social no Brasil).
10/06 – Aula 17 – Cap. IV – Determinantes do desemprego nos na os 1980 e 1990.
17/06 -   Aula 18 – Cap. VII – apontamentos sobre as tendências ao enfrentamento do desemprego como expressão da questão social no Brasil contemporâneo. Um aluno apresenta as considerações finais do livro e faz-se o encerramento do seminário.
24/06 – Aula 19 – Avaliação G II – avaliação escrita (8,0) + seminário (2,0) = 10,0.
28/06 – Aula  20 – entrega das avaliações e encerramento da disciplina.
01/07 – Aula 21 – Substituição de grau escrita de todo o conteúdo trabalhado durante o semestre.



Aproximações conceituais para identificação e compreensão da Questão Social
As Diferentes configurações do objeto de trabalho do serviço social: influencia do positivismo.
Diferentes Configurações do Objeto de Trabalho do Serviço Social: influência da fenomenologia.
As Diferentes Configurações do Objeto de Trabalho do Serviço Social: influencia do funcionalismo
As Diferentes Configurações do Objeto de Trabalho do Serviço Social: influencia do materialismo histórico.
Processo de Conhecimento das Expressões da Questão Social: os processos sociais: no contexto mundial e brasileiro.
O conhecimento da realidade social local e a ação do Serviço Social no enfrentamento das expressões da questão social
Questão Social: Objeto ou não do Serviço Social?
A questão social e Serviço Social.
A questão social no Brasil e reconhecimento de suas expressões na realidade local

Metodologia

- Aulas expositivas provocativas subsidiadas com textos correspondentes às temáticas;
- Trabalhos em grupos temáticos e direcionados para a elaboração de textos e apresentações;
- Seminários temáticos;
- As atividades semi-presenciais serão realizadas exclusivamente via PORTAL, não sendo aceitos trabalhos entregues ao professor;
- A utilização de Filmes e documentários que estimulará a intervenção verbal e a escrita do acadêmico(a) pertinentes e relacionados ao conteúdo programático;
- Utilização de projetor, notebook e som sempre que necessário.

LINK:
VT Pobreza no Brasil - http://www.youtube.com/watch?v=TkEYL7L4tuI – Caminhos da reportagem – 53:42.

Avaliação

Avaliação Grau I
- Avaliação escrita ..................... 8,0
- Seminário ................................ 2,0
TOTAL ..................................... 10,0

Avaliação Grau II
- Avaliação escrita ..................... 8,0
- Seminário ................................ 2,0
TOTAL ..................................... 10,0

Bibliografia

Básica

Castel, Robert As metamorfoses da questão social : uma crônica do salário / Robert Castel ; tradução Iraci D. Poleti. 4. ed. Petrópolis : Vozes, 2003. 611 p. (Coleção zero à esquerda).

IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em Tempo de Capital Fetiche, trabalho e questão Social.4ª ed.- São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, Josiane Soares. Questão social: particularidades no Brasil. São Paulo, Cortez, 2012.

SILVEIRA, Sandra da Silva. Questão Social. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2008.

SILVEIRA, Sandra da Silva. Questão social. Porto Alegre, Imprensa Livre, 2008.

WANDERLEY.Mariangela Belfiore, BOGUS Lúcia, YASBEK(org)Desigualdade e a questão social.São Paulo.EDUC 2000.

Complementar

Corbisier, Roland Raizes da violência / Roland Corbisier. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 1991. 294 p.

IAMAMOTO, Marilda Villela.Renovação e Conservadorismo no Serviço Social.8 ed. São Paulo: cortez, 2007.

MONTANO. Carlos. Terceiro Setor e Questão Social: Crítica ao Padrão emergente da intervenção sócia -São Paulo: Cortez 2002.

PASTORINI.Alejandra.A categoria questão social em debate. São Paulo. Cortez.2004.(celoaçãp questão social da nossa época; v 109.