Plano de Ensino

Turma 1115 - Laboratório de Produção Científica em Serviço Social - 2014/1

Curso:

Período: 2

Professor(es): Luiz Gustavo Santana

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2014/1

Ementa

A preparação para aplicação de uma pesquisa científica. A habilitação ética e técnica dos projetos de pesquisa envolvendo seres humanos. A construção do referencial teórico de base fundamental para a pesquisa em Serviço Social.

Competências

Entender o conhecimento humano em seus diferentes níveis de produção, bem como planejar projetos de pesquisa em Serviço Social, buscando o conhecimento científico na realidade social, dentro de parâmetros éticos e avaliação crítica. Entender a particularidade da investigação em Serviço Social.

Objetivos

Programa

1. Retomando elementos essenciais ao processo de pesquisa em Serviço Social: a elaboração do Projeto de Pesquisa, as técnicas e os procedimentos
1.1. Planejamento da pesquisa
1.1.1. Preparação da/para a pesquisa
2.2. Fases/composição do Projeto da Pesquisa
2.2.1. Elementos pré-textuais
2.2.1.1. Capa
2.2.1.2. Folha de Rosto
2.2.1.3. Resumo
2.2.1.4. Listas (ilustrações/tabelas/abreviaturas/símbolos)
2.2.1.5. Sumário
2.2.2. Elementos textuais
2.2.2.1. Introdução
2.2.2.1.1. Problema de Pesquisa
2.2.2.1.2. Hipóteses
2.2.2.1.3. Objetivos
2.2.2.1.3.1. Geral
2.2.2.1.3.2. Específicos
2.2.2.1.4. Justificativa
2.2.2.2. Referencial Teórico
2.2.2.3. Metodologia
2.2.2.3.1. Desenho do Estudo (tipo de Estudo)
2.2.2.3.2. Objeto do Estudo ou População Amostra
2.2.2.3.3. Local e Período de Realização da Pesquisa
2.2.2.3.4. Critérios de Inclusão e Exclusão
2.2.2.3.5. Variáveis
2.2.2.3.6. Instrumento de Coleta de dados, estratégias de aplicação, processamento, análise e apresentação dos dados
2.2.2.3.7. Aspectos Éticos
2.2.2.3.7.1. Riscos
2.2.2.3.7.2. Benefícios
2.2.2.3.7.3. Desfechos Primários e Secundários
2.2.2.4. Orçamento
2.2.2.5. Referências
2.2.2.6. Apêndices
2.2.2.7. Anexos
2.2.3. Elementos pós-liminares ou pós-texto
2.2.3.1. Referências
2.2.3.2. Apêndices
2.2.3.3. Anexos

3. Questões relevantes na construção de um Projeto de Pesquisa
3.1.1. Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Serviço Social do CEULP/ULBRA
3.1.2. Processo de Qualificação do Projeto de Pesquisa (Bancas de Qualificação)
3.1.3. Laboratório de Apoio à Instrumentalização Científica
3.1.4. Plataforma Lattes
3.1.5. Normas Técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
3.1.6. Plataforma Brasil
3.1.7. Resolução 466 do Conselho Nacional de Saúde (CNS 466)


CRONOGRAMA:

Fevereiro

Aula 01 (dia 03)  
Apresentação e discussão do Plano de Ensino;
Calendário de Atividades;
Regulamento de TCC;
Contrato Pedagógico.


Aula 02 (dia 10)
Roda de Conversa: Pesquisa em Serviço Social – os projetos de pesquisa elaborados
Trabalho: recebimento da atividade “síntese do projeto de pesquisa”

Aula 03 (dia 17)
Oficina: Cadastramento e elaboração do currículo na Plataforma Lattes
Trabalho: recebimento da versão final do projeto de pesquisa para organização da banca de qualificação

Aula 04 (dia 24)
Oficina: Cadastramento e funcionalidades da Plataforma Brasil


Março

(dia 03) – Feriado Carnaval

Aula 05 (dia 10)
Roda de Conversa: Pesquisa em Serviço, projeto de pesquisa e o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)

Aula 06 (dia 17)
Período de Banca de Qualificação do Projeto de Pesquisa
Suporte para correções indicadas pela Banca de Qualificação

Aula 07 (dia 22)
Data limite para postagem da 1ª Web Atividade: Elaboração do currículo Lattes e cadastro na Plataforma Brasil

Aula 8 (dia 24)
Período de Banca de Qualificação do Projeto de Pesquisa
Suporte para correções indicadas pela Banca de Qualificação

Aula 9 (dia 31)
Suporte para correções indicadas pela Banca de Qualificação


Abril

Aula 10 (dia 07)
Roda de Conversa: Devolutivas da Banca de Qualificação e composição de média da G1
Trabalho: Data limite para a entrega da versão final do projeto de pesquisa com as correções indicadas pela Banca de Qualificação

Aula 11 (dia 14)
Suporte aos/às acadêmicos/as na postagem do projeto de pesquisa na Plataforma Brasil
Monitoramento e suporte na elaboração do Referencial Teórico do TCC

(dia 21) – Feriado Tiradentes

Aula 12 (dia 28)
Monitoramento e suporte na elaboração do Referencial Teórico do TCC


Maio

Aula 13 (dia 05)
Monitoramento e suporte na elaboração do Referencial Teórico do TCC

Aula 14 (dia 12)
Semana Acadêmica do Serviço Social do CEULP/ULBRA

(dia 19) – Feriado Universitário

Aula 15 (dia 26)
Monitoramento e suporte na elaboração do Referencial Teórico do TCC

Aula 16 (dia 24)
Data limite para postagem da 2ª Web Atividade: Resumo expandido para comunicação da proposta de pesquisa


Junho

Aula 17 (dia 02)
Seminário de pesquisa em Serviço Social: socialização das comunicações de pesquisa
Última data para entrega do Referencial Teórico do TCC e composição da G2

Aula 18 (dia 09)
Período de correção do Referencial Teórico para composição da G2
Devolutivas Individuais sobre a produção

Aula 19 (dia 16)
Período de correção do Referencial Teórico para composição da G2
Devolutivas Individuais sobre a produção

Aula 20 (dia 30)
Período de correção do Referencial Teórico para composição da G2
Devolutivas Individuais sobre a produção

Aula 21 (dia 02)
Devolutivas Individuais sobre a produção
Avaliação do processo de trabalho
Encerramento das atividades da disciplina

Metodologia

A disciplina é categorizada com teórico-prática, portanto em todos os momentos serão conduzidas metodologias que integrem as reflexões teóricas e a materialização dos elementos práticos estudados.
Os encontros servirão de subsídios para a elaboração do projeto de pesquisa.
No intuito de contribuir com a aprendizagem dos/as acadêmicos/as e conduzí-los/as em direção aos objetivos da aula, em consonância com os objetivos do curso, o desenvolvimento da disciplina ocorrerá através de estratégias na modalidade presencial e semipresencial, subsidiadas por:

1. Plano de Ensino da Disciplina: documento orientador que apresenta o planejamento completo da proposta de trabalho a ser desenvolvida na disciplina: ementa da disciplina, objetivos gerais e específicos, objetivos do curso, competências e habilidades, programa, cronograma de atividades, processo metodológico, processo de avaliação, bibliografias básicas e complementares, leituras e sites recomendados e textos fundamentais para a disciplina -  Será apresentado no início do semestre letivo, pactuado com os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e acessado, durante o semestre, sempre que se fizer necessário;

2. Calendário Acadêmico: informe da Instituição de Ensino com a organização (distribuição e disposição) das aulas do semestre e das principais atividades acadêmicas previstas para o mesmo – Será apresentado e discutido com os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e acessado, durante o semestre, sempre que se fizer necessário;

3. Calendário de Atividades: elaborado pelo professor responsável pela disciplina e disponibilizado aos/às alunos/as. Este material conterá todas as atividades previstas ao semestre letivo dispostas e descritas em um calendário;

4. Encontros Presenciais: a disciplina organiza-se por meio 19 encontros, distribuídos semanalmente, durante o semestre letivo, conforme calendário acadêmico. As aulas serão expositivas e dialogadas, com utilização de quadro branco e recursos como projetor de multimídia, ou retroprojetor;

5. Web Atividade: serão indicadas 2 atividades nesta modalidade, com a função prioritária de estimular a produção do/a aluno/a a partir de temáticas e conteúdos complementares ao abordado nos encontros presenciais. As atividades serão analisadas pelo docente e validadas se atendida à orientação da proposta – Os alunos serão orientados, em sala, sobre a sua elaboração e terão um prazo para realizarem a postagem, conforme calendário acadêmico;

6. Frequência: documento que regula e registra a presença do aluno em sala. Será disponibilizada ao/à aluno/a em cada encontro presencial e após a análise das web atividades para assinatura;

7. Avaliação da Disciplina: momentos destinados à análise da apreensão teórica dos conteúdos trabalhados em sala, pelo aluno/a. Serão 2 avaliações (para composição de G1 e G2), porém não será aplicada substituição dada a natureza da disciplina;

8. Leituras: leituras deverão ocorrer no período de desenvolvimento da disciplina, conforme orientação do professor. Além dos textos disponíveis no Plano de Ensino (na Bibliografia Básica), o aluno terá acesso à indicação de leituras complementares, disponibilizadas no Portal do Ceulp (Material Didático), a fim de aprofundar seus estudos interativamente com o grupo;

9. Reflexões e discussões: Após as leituras indicadas, espera-se que os alunos identifiquem os conceitos-chave, as idéias e as questões. Esses itens formarão a base para a discussão em sala de aula. Os/as alunos/as poderão ampliar as questões que estão sendo discutidas e sugerir leituras complementares. O professor poderá indicar aos demais alunos/as se a sugestão for pertinente à proposta de trabalho;

10. Exercícios teóricos e práticos: Exercícios planejados para complementar, ampliar e organizar a aprendizagem que serão disponibilizados ao longo das aulas. Estes exercícios poderão ser individuais ou em grupo conforme a orientação determinada pelo professor da disciplina;

11. Rodas de Conversa: durante o período de realização da disciplina os/as alunos/as serão estimulados à reflexão e discussão de questões e temáticas relevantes à disciplina;

12. Oficina: durante o período de realização da disciplina os/as alunos/as serão estimulados à participação em Oficinas promovidas pela Instituição de Ensino (Laboratório de Instrumentalização Científica – LAIC) e pelo docente da disciplina, com temáticas relevantes ao seu aprendizado;

13. Avaliação do processo de trabalho: momento destinado a avaliação e auto-avaliação do processo de trabalho da disciplina.

Avaliação

Nessa disciplina não haverá provas (escrita) para composição de G1 e G2, nem tampouco substituição de grau, em razão de sua natureza laboratorial. Tais diretivas são devidamente autorizadas pelo Conselho de Curso. A avaliação da disciplina será processual e diferenciada das demais disciplinas do curso, por se tratar de laboratório de produção de projetos de pesquisa, portanto serão avaliados os itens gradativamente construídos pelos acadêmicos, seguindo o abaixo descrito.


G1: Peso 1

Projeto de Pesquisa pela Banca de Qualificação ...............................................de 0 a 10 pontos


G2: Peso 2

Referencial Teórico do Trabalho de Conclusão de Curso   ............................... de 0 a 8 pontos
Resumo expandido para comunicação da proposta de pesquisa ..................... de 0 a 2 pontos

Bibliografia

Básica

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2006.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. São Paulo: Atlas, 1992.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2006.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. São Paulo: Atlas, 1992.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2006.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. São Paulo: Atlas, 1992.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2006.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. São Paulo: Atlas, 1992.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2006.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. São Paulo: Atlas, 1992.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2006.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. São Paulo: Atlas, 1992.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2006.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. São Paulo: Atlas, 1992.

Complementar

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6. ed. São Paulo : Cortez, 2003. 164 p. (Biblioteca da educação. Escola ; v.16).
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2000.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1991. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais. São Paulo : Atlas, 1994. 175 p.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6. ed. São Paulo : Cortez, 2003. 164 p. (Biblioteca da educação. Escola ; v.16).
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2000.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1991. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais. São Paulo : Atlas, 1994. 175 p.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6. ed. São Paulo : Cortez, 2003. 164 p. (Biblioteca da educação. Escola ; v.16).
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2000.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1991. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais. São Paulo : Atlas, 1994. 175 p.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6. ed. São Paulo : Cortez, 2003. 164 p. (Biblioteca da educação. Escola ; v.16).
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2000.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1991. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais. São Paulo : Atlas, 1994. 175 p.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6. ed. São Paulo : Cortez, 2003. 164 p. (Biblioteca da educação. Escola ; v.16).
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2000.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1991. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais. São Paulo : Atlas, 1994. 175 p.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6. ed. São Paulo : Cortez, 2003. 164 p. (Biblioteca da educação. Escola ; v.16).
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2000.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1991. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais. São Paulo : Atlas, 1994. 175 p.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6. ed. São Paulo : Cortez, 2003. 164 p. (Biblioteca da educação. Escola ; v.16).
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2000.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1991. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais. São Paulo : Atlas, 1994. 175 p.

Material Digital

FERREIRA, C.M.A.; ROCHA, L.M.; FERREIRA, C.M.A. A importância da pesquisa para o curso de Serviço Social: perspectiva histórica e atual. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/RE_0283_0108_01.pdf. Acessado em 31.01.2013.

BOURGUIGNON, Jussara Ayres. A particularidade histórica da pesquisa no serviço social. Disponível em http: //cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario2/trabalhos/servico_social/MSS04.pdf.
Acessado em 31.01.2013.

PEREIRA, Potyara A. P. A UTILIDADE DA PESQUISA PARA O SERVIÇO SOCIAL. Disponível em http://click.infospace.com. Acessado em 31.01.2013.

FERREIRA, C.M.A.; ROCHA, L.M.; FERREIRA, C.M.A. A importância da pesquisa para o curso de Serviço Social: perspectiva histórica e atual. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/RE_0283_0108_01.pdf. Acessado em 31.01.2013.

BOURGUIGNON, Jussara Ayres. A particularidade histórica da pesquisa no serviço social. Disponível em http: //cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario2/trabalhos/servico_social/MSS04.pdf.
Acessado em 31.01.2013.

PEREIRA, Potyara A. P. A UTILIDADE DA PESQUISA PARA O SERVIÇO SOCIAL. Disponível em http://click.infospace.com. Acessado em 31.01.2013.

FERREIRA, C.M.A.; ROCHA, L.M.; FERREIRA, C.M.A. A importância da pesquisa para o curso de Serviço Social: perspectiva histórica e atual. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/RE_0283_0108_01.pdf. Acessado em 31.01.2013.

BOURGUIGNON, Jussara Ayres. A particularidade histórica da pesquisa no serviço social. Disponível em http: //cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario2/trabalhos/servico_social/MSS04.pdf.
Acessado em 31.01.2013.

PEREIRA, Potyara A. P. A UTILIDADE DA PESQUISA PARA O SERVIÇO SOCIAL. Disponível em http://click.infospace.com. Acessado em 31.01.2013.

FERREIRA, C.M.A.; ROCHA, L.M.; FERREIRA, C.M.A. A importância da pesquisa para o curso de Serviço Social: perspectiva histórica e atual. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/RE_0283_0108_01.pdf. Acessado em 31.01.2013.

BOURGUIGNON, Jussara Ayres. A particularidade histórica da pesquisa no serviço social. Disponível em http: //cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario2/trabalhos/servico_social/MSS04.pdf.
Acessado em 31.01.2013.

PEREIRA, Potyara A. P. A UTILIDADE DA PESQUISA PARA O SERVIÇO SOCIAL. Disponível em http://click.infospace.com. Acessado em 31.01.2013.

FERREIRA, C.M.A.; ROCHA, L.M.; FERREIRA, C.M.A. A importância da pesquisa para o curso de Serviço Social: perspectiva histórica e atual. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/RE_0283_0108_01.pdf. Acessado em 31.01.2013.

BOURGUIGNON, Jussara Ayres. A particularidade histórica da pesquisa no serviço social. Disponível em http: //cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario2/trabalhos/servico_social/MSS04.pdf.
Acessado em 31.01.2013.

PEREIRA, Potyara A. P. A UTILIDADE DA PESQUISA PARA O SERVIÇO SOCIAL. Disponível em http://click.infospace.com. Acessado em 31.01.2013.

FERREIRA, C.M.A.; ROCHA, L.M.; FERREIRA, C.M.A. A importância da pesquisa para o curso de Serviço Social: perspectiva histórica e atual. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/RE_0283_0108_01.pdf. Acessado em 31.01.2013.

BOURGUIGNON, Jussara Ayres. A particularidade histórica da pesquisa no serviço social. Disponível em http: //cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario2/trabalhos/servico_social/MSS04.pdf.
Acessado em 31.01.2013.

PEREIRA, Potyara A. P. A UTILIDADE DA PESQUISA PARA O SERVIÇO SOCIAL. Disponível em http://click.infospace.com. Acessado em 31.01.2013.

FERREIRA, C.M.A.; ROCHA, L.M.; FERREIRA, C.M.A. A importância da pesquisa para o curso de Serviço Social: perspectiva histórica e atual. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/RE_0283_0108_01.pdf. Acessado em 31.01.2013.

BOURGUIGNON, Jussara Ayres. A particularidade histórica da pesquisa no serviço social. Disponível em http: //cac-php.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario2/trabalhos/servico_social/MSS04.pdf.
Acessado em 31.01.2013.

PEREIRA, Potyara A. P. A UTILIDADE DA PESQUISA PARA O SERVIÇO SOCIAL. Disponível em http://click.infospace.com. Acessado em 31.01.2013.