Curso:
Período: 7
Professor(es): GIOVANNI BEZERRA DO NASCIMENTO
Carga Horária: 68 h
Ano/Semestre: 2014/1
A construção do projeto de pesquisa. A elaboração dos elementos e etapas de um projeto de pesquisa - do problema à comunicação dos resultados. As questões éticas e técnicas que envolvem a execução de um projeto de pesquisa.
Entender o conhecimento humano em seus diferentes níveis de produção, bem como planejar projetos de pesquisa m Serviço Social, buscando o conhecimento cientifico na realidade social,dentro de parâmetros éticos e avaliação crítica. Compeender a particularidade da investigação em Serviço Social.
Aula 1 - 05 de Fevereiro de 2014
Início das atividades do semestre. Contextualização da disciplina. Apresentação do calendário de atividades/plano de ensino. Investigação em Serviço Social: Reflexões sobre o significado da pesquisa e as particularidades no Serviço Social.
Aula 2 - 12 de fevereiro de 2014
Apresentação dos temas/eixos de pesquisa.
Aula dialogada: subsídios para a elaboração do projeto - delimitação do tema, problema e hipótese.
Aula 3 - 19 de fevereiro de 2014
Roda de conversa: Subsídios para a elaboração do projeto, delimitação do tema. Indicação sobre estudo de viabilidade da pesquisa.
Aula 4 - 26 de Fevereiro de 2014
Monitoramento das produções/projetos de pesquisa: Elementos - Problema de pesquisa, hipóteses, objetivos e justificativa.
Aula 5 - 12 de Março de 2014
Monitoramento das produções/projetos de pesquisa: Elementos - Problema de pesquisa, hipóteses, e objetivos e justificativa.
Aula 6 - 22 de Março de 2014
1º WEB Atividade - Portal - Estudo de viabilidade da pesquisa.
Aula 7- 26 de Março de 2014
Oficina sobre a plataforma Brasil. Entrega do Currículo Lattes e do lattes.
Aula 8 - 2 de Abril de 2014
Oficina sobre a plataforma Brasil. Entrega do Currículo Lattes e do lattes.
Aula 9- 16 de Abril de 2014
Roda de conversa: subsidios para a elaboração do projeto de pesquisa: pensando na elaboração do referêncial teorico. Devolutiva dos elementos do projeto: problema de pesquisa, hipóteses, objetivos e justificativa.
Aula 10 - 9 de Abril de 2014
Monitoramento das produções/projetos de pesquisa: elemento - referencial teórico.
Aula 11 - 23 de Abril de 2014
Entrega de referencial teórico. Demandas pendentes. Roda de conversa:subsídios para a elaboração do projeto de pesquisa:pensando na metodologia do projeto.
Aula 12 - 30 de Abril de 2014
Aula expositiva dialogada: subsidios para a elaboração do projeto de pesquisa: Metodologia.
Aula 13 - 7 de Maio de 2014
Monitoramento das produções/projetos de pesquisa: elemento - Metodologia. Devolutiva do referencial teórico.
Aula 14 - 14 de Maio de 2014
Monitoramento/orientação individual das produções da pesquisa - Metodologia da pesquisa.
Aula 15 - 21 de Maio de 2014
Monitoramento/orientação individual das produções da pesquisa - Desenho do estudo.
Aula 16 - 24 de Maio de 2014
2ª Web atividade - Portal. Metodologia do projeto de pesquisa:desenho do estudo.
Aula 17 - 28 de Maio de 2014
Roda de conversa: estruturação do projeto de pesquisa: elementos pré-textuais, instrumentos de coleta de dados (ICD) Termo de consentimento Livre Esclarecido (TCLE)
Aula 18 - 4 de Junho de 2014
Acompanhamento/monitoramento das produções, projeto de pesquisa: elementos pré-textuais e pós-textuais, Instrumentos de Coleta de Dados (ICD); Termo de Consentimento
Livre esclarecido (TCLE).
Aula 19 - 11 de Junho de 2014
Roda de conversa: orientações e preparação para a Banca de qualificação. Entrega da versão final do projeto.
Aula 20 - 18 de Junho de 2014
Correção da versão final do projeto. Demandas pontuais pendentes.
Aula 21 - 25 de Junho de 2014
Devolutiva sobre as correções necessárias na versão final do projeto de pesquisa. Fechamento de notas. Avaliação do processo de trabalho da disciplina.
A disciplina é categorizada como sendo teórico-prática e será desenvolvida nesta perpectiva . Os encontros semanais servirão de subsídios para a elaboração do projeto de pesquisa.
No intuito de contribuir com a aprendizagem dos/as acadêmicos/as em direção aos objetivos das aulas, em consonancia com os objetivos do curso, o desenvolvimento da disciplina ocorrerá por meio de estratégias na modalidade presencial e semipresencial, subsidiadas por:
1. Plano de ensino da disciplina;
2. Calendário acadêmico;
3. Calendário de Atividades acordados entre professor e alunos;
4. Leituras;
5. Roda de conversas;
6. Oficinas para orientar e auxiliar o/a acadêmico/a no cumprimento de atividade que compôem o protocolo de pesquisa.
A avaliação da disciplina diferentemente das disciplinas teóricas não contará com as avalições de GI e GII. A disciplina será constituida de atividades que demonstram a processualidade na elaboração de um projeto de pesquisa.
Instrumentos de avaliação;
Elementos iniciais do projeto (problema, hipóteses, objetivos e justificativa)......................................2,5 pontos
Referencial Teórico...........................3,0
Metodologia......................................2,5
Instrumento de Coleta de Dados................1,0
Versão Final do projeto............................1,0
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. fundamentos da Metodologia Cientifica. São Paulo: Atlas, 1991.
_____________Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2000.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. fundamentos da Metodologia Cientifica. São Paulo: Atlas, 1991.
_____________Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2000.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2003.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. fundamentos da Metodologia Cientifica. São Paulo: Atlas, 1991.
_____________Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2000.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2003.