ENCOINFO 2012 - “Redes Sociais + Computação Natural = Negócios”

O professor Dr. Leandro Nunes de Castro, da Mackenzie, estará no Encoinfo para falar sobre tudo isso em sua palestra “Redes Sociais + Computação Natural = Negócios”

Por Parcilene Fernandes - Coordenadora do Curso – Palmas-TO
03/10/2012
Computação Natural

Imagine um mundo no qual todos os objetos estão conectados através da Internet; as pessoas possuem dispositivos móveis que as permitem acessar toda a informação disponível no planeta em poucos passos; os computadores são capazes de nos reconhecer e trazer informações de maneira personalizada; a quantidade de dados disponível é tão grande que sozinhos não conseguimos processar ou filtrar o que é de nosso interesse e a interação com os computadores ocorre por meio de toques, comandos de voz ou visuais. Há pouco mais de dez anos atrás tudo isso seria obra de ficção científica, mas nos dias de hoje faz parte de nossa realidade.


A aquisição, processamento, armazenagem e disseminação de informação combinando computação e telecomunicações, tornou-se ubíqua e vem assumindo formas diferentes com a miniaturização dos dispositivos computacionais, a onipresença da Internet nos lares e empresas e um acesso mais participativo de todos os cidadãos a esses recursos.


O professor Leandro Nunes de Castro, da Mackenzie, estará no Encoinfo para falar sobre tudo isso em sua palestra “Redes Sociais + Computação Natural = Negócios”, enfatizando a grande quantidade de dados disponíveis nas redes sociais, o que é e como uma nova área do conhecimento chamada Computação Natural pode ser usada para extrair conhecimento a partir de dados da web e algumas das muitas possibilidades de negócios que giram em torno deste ecossistema.


Faça agora sua inscrição no Encoinfo e não perca esta e outras palestras e minicursos: http://www.ulbra-to.br/encoinfo

 

Leandro Nunes de Castro é Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Doutor em Engenharia de Computação também pela Unicamp e possui MBA em Gestão Empresarial Estratégica pela Unisantos. Foi Pesquisador Associado no Laboratório de Computação da Universidade de Kent em Canterbury de junho de 2001 a maio de 2002, Pesquisador Colaborador da Unicamp de junho de 2002 a maio de 2006, e Professor Visitante na Universidade Tecnológica da Malásia em setembro de 2005. Atualmente é professor da Faculdade de Computação e Informática (FCI) e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da Universidade Mackenzie, onde fundou e coordena o Laboratório de Computação Natural (LCoN). Ele possui bolsa produtividade em pesquisa do CNPq, nível 2, pelo comitê de Ciência da Computação. Sua principal linha de pesquisa é Computação Natural, enfocando os sistemas imunológicos artificiais, as redes neurais artificiais, a computação evolutiva e a inteligência de enxame. Ele é membro do IEEE (Computational Intelligence Society) desde 1998, da SBA desde 1999 e da SBC desde 2006. Ele também tem trabalhado em comitês de programa de diversas conferências nacionais e internacionais e prestado serviço como revisor de artigos em revistas especializadas e revisão de livros para a Springer-Verlag e Idea-Group Publishing. Leandro N. de Castro é autor principal do livro "Artificial Immune Systems: A New Computational Intelligence Approach", publicado em 2002 pela Springer-Verlag; um dos organizadores de "Recent Developments in Biologically Inspired Computing", publicado em 2004 pela Idea Group Publishing; e autor do livro "Fundamentals of Natural Computing: Basic Concepts, Algorithms, and Applications", publicado pela CRC Press em 2006 e "Computação Natural: Uma Jornada Ilustrada", publicado pela Livraria da Física em 2010.

Veja também

#vempraulbra

Vem pra nossa família
  • Maior quantidade de computadores por aluno
  • Salas temáticas de ensino, pesquisa e extensão
  • Desenvolvimento de sistemas voltados para a comunidade
  • Realização de eventos científicos e tecnológicos semanais
  • Programa ITGirls voltado para Mulheres na TI
  • Egressos bem posicionados no Brasil e no mundo
  • Somos mais do que um curso, somos uma família