Palestra: Possibilidades de Implementação com o Kinect v2

30 de agosto de 2016 no Labin V (Complexo de Informática do CEULP)

29/08/2016 • Atualizado em 29/08/2016 14:29

Amanhã, 30 de agosto, os acadêmicos Alexandre Kavalerski e Jhemeson Mota apresentarão algumas particularidades sobre o Microsoft Kinect v2 utilizadas no desenvolvimento de sistemas voltados para a saúde.

O Microsoft Kinect é um sensor de movimentos desenvolvido pela Microsoft para os consoles Xbox 360 e Xbox  One. Ele possui sensor infravermelho, array de microfones, sensor de profundidade, motor de inclinação e câmera coloridada de 1080p . Houveram avanços na tecnologia como o aumento de 30 para 60fps na aquisição de imagens do sensor, a possibilidade de identificar até seis pessoas ao mesmo tempo sem requerer muita iluminação, campo de visão 60% maior, permitindo que ele funcione em ambientes mais fechados,  em relação à versão anterior. Além disto, o novo sensor é capaz de identificar expressões faciais do usuário, a movimentação de dedos e pulsos, batimento cardíaco, origem da fala em um ambiente e a força empregada em um movimento, como um soco, por exemplo.

Ficou interessado no assunto? Gostaria de entender de “perto” um pouco das inovações implantadas no Kinect? Venha participar conosco de mais uma edição do Ciclo de Seminários

O Ciclo será às 18h15 do dia 30/08, no Labin 5 do Complexo de Informática.

 

Sobre o Grupo de Pesquisa GEPETS - Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia, Saúde e Qualidade de Vida

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia, Saúde e Qualidade de Vida (GEPETS) trabalha com as tecnologias atuais de informação, computação, comunicação e jogos, envolvendo desde sistemas e aplicativos que viabilizem o contato social até dispositivos que ampliem a interação entre usuário e os jogos ou ambientes virtuais, com especial interesse nas suas influências na qualidade de vida de seus usuários (indivíduos ou comunidades). Como repercussões, o grupo desenvolve novos produtos e serviços baseados nos conhecimentos adquiridos e promove modificações que ampliam e aperfeiçoam aqueles já existentes.

 

Sobre o Ciclo de Seminários

O Ciclo de Seminários é um evento acadêmico dos cursos de Computação do CEULP/ULBRA, que tradicionalmente ocorre as terças-feira, desde 1999, sendo um dos eventos mais antigos e tradicionais da Instituição.
Neste evento, são proferidas palestras sobre os mais variados temas, em sua maioria, por alunos ou egressos dos cursos de Computação do CEULP/ULBRA. Na ocasião, os alunos têm a oportunidade de divulgar os resultados dos seus trabalhos de pesquisa desenvolvidos em Projetos de Iniciação Científica, Estágios ou TCCs, além de promover um fórum de discussão a respeito de recentes temas sobre Tecnologia que estão em foco em um cenário global.

 

Veja também

#vempraulbra

Vem pra nossa família
  • Maior quantidade de computadores por aluno
  • Salas temáticas de ensino, pesquisa e extensão
  • Desenvolvimento de sistemas voltados para a comunidade
  • Realização de eventos científicos e tecnológicos semanais
  • Programa ITGirls voltado para Mulheres na TI
  • Egressos bem posicionados no Brasil e no mundo
  • Somos mais do que um curso, somos uma família