Internet das Coisas e Arduino no próximo Ciclo de Seminários

"Eu sou Antonio Carlos e convido todos vocês a participarem do ciclo de seminário sobre internet das coisas com Arduino"

26/02/2018

Para convidar para o próximo Ciclo de Seminários, nada melhor do que deixar o próprio palestrante, o grande músico Antônio Carlos, o Tony, apresentar o tema:

 

“Vocês já devem ter percebido que estamos cercados de inúmeras coisas, por exemplo, as cadeiras que vocês estão sentados, os óculos que vocês estão usando, as roupas que vocês estão vestindo... Enfim, imaginem todos esses objetos conectados à internet através de minicomputadores menores que a palma das nossas mãos, capazes de trocar informações entre si, ou até mesmo coletar informações do ambiente.

 

Isso tudo pode parecer algo bem “BLACK MIRROR”, mas já está se tornando uma realidade cada vez mais presente. Empresas como Samsung, Google e Microsoft utilizam da internet das coisas (IoT) como meio de conhecer seus clientes, e traçarem técnicas de marketing bem mais voltada para seu público com um custo extremamente baixo.

 

Nós ainda estamos só no início da Era da internet das coisas, mas estima-se que em 2020 mais de 50 bilhões de objetos estarão conectados à internet, e a maior parte das informações e dados que circularão na rede vão ser obtidas através desses objetos. Assim, através dessa grande quantidade de informação, poderemos aprender/entender um pouco mais sobre nós e nosso devido lugar nesse mundo. Eu sou Antonio Carlos e convido todos vocês a participarem do ciclo de seminário sobre internet das coisas com Arduino.”

 

Sobre o Ciclo de Seminários

 

O Ciclo de Seminários é um evento acadêmico dos cursos de Computação do CEULP/ULBRA, que tradicionalmente ocorre as terças-feiras, desde 1999, sendo um dos eventos mais antigos e tradicionais da Instituição.

 

Neste evento, são proferidas, semanalmente, palestras sobre os mais variados temas, em sua maioria, por alunos ou egressos dos cursos de Computação do CEULP/ULBRA. Na ocasião, os alunos têm a oportunidade de divulgar os resultados dos seus trabalhos de pesquisa desenvolvidos em Projetos de Iniciação Científica, Estágios ou TCCs, além de promover um fórum de discussão a respeito de recentes temas sobre Tecnologia que estão em foco em um cenário global.

 

Ele ocorre, rotineiramente, às terças, no Labin 6 do Complexo de Informática do CEULP/ULBRA, a partir das 18h15min.

 

Veja também

#vempraulbra

Vem pra nossa família
  • Maior quantidade de computadores por aluno
  • Salas temáticas de ensino, pesquisa e extensão
  • Desenvolvimento de sistemas voltados para a comunidade
  • Realização de eventos científicos e tecnológicos semanais
  • Programa ITGirls voltado para Mulheres na TI
  • Egressos bem posicionados no Brasil e no mundo
  • Somos mais do que um curso, somos uma família