Cientistas de Dados: o que são, o que comem, onde vivem?

O acadêmico Ismael Pontes Jr falará sobre esta possível área de atuação do profissional de TI

26/03/2018

Quando começamos a ouvir demais termos como big data, analytics, machine learning, começamos a pensar que alguém tem que trabalhar com isso. E quem seriam estes profissionais? Onde vivem, o que comem, como se reproduzem?

Uma coisa é certa. Nem somente de dados vive o homem. Sobre os dados vão muitas coisas além como estatísticas, bancos de dados, modelagens, inteligência artificial, programação, entre tantas outras mais. E é na relação de tudo isso que entre o Cientista de Dados, profissional que será o tema do Ciclo de Seminários desta semana.

Ismael Pontes Junior, que apresentará o Ciclo desta terça, atuará como um Cientista de Dados em seu trabalho de estágio. Sob orientação do professor Fabiano Fagundes ele analisará dados do Enade e buscará conclusões que sejam interessantes para um apoio à tomada de decisões.

Será que ele está, desde já, de olho nos salários que os Cientistas de Dados estão alcançando? Ismael falará um pouco mais sobre tudo isso no Ciclo desta terça, 27/03, às 18h15, no Labin 6.

Sobre o Ciclo de Seminários

 

O Ciclo de Seminários é um evento acadêmico dos cursos de Computação do CEULP/ULBRA, que tradicionalmente ocorre as terças-feiras, desde 1999, sendo um dos eventos mais antigos e tradicionais da Instituição.

 

Neste evento, são proferidas, semanalmente, palestras sobre os mais variados temas, em sua maioria, por alunos ou egressos dos cursos de Computação do CEULP/ULBRA. Na ocasião, os alunos têm a oportunidade de divulgar os resultados dos seus trabalhos de pesquisa desenvolvidos em Projetos de Iniciação Científica, Estágios ou TCCs, além de promover um fórum de discussão a respeito de recentes temas sobre Tecnologia que estão em foco em um cenário global.

 

Ele ocorre, rotineiramente, às terças, no Labin 6 do Complexo de Informática do CEULP/ULBRA, a partir das 18h15min.

Veja também

#vempraulbra

Vem pra nossa família
  • Maior quantidade de computadores por aluno
  • Salas temáticas de ensino, pesquisa e extensão
  • Desenvolvimento de sistemas voltados para a comunidade
  • Realização de eventos científicos e tecnológicos semanais
  • Programa ITGirls voltado para Mulheres na TI
  • Egressos bem posicionados no Brasil e no mundo
  • Somos mais do que um curso, somos uma família