15th International Conference on Information Technology: New Generations

Professora Heloise apresenta agora no ITNG - 2018 em Las Vegas

17/04/2018 • Atualizado em 17/04/2018 14:59

A professora Heloise Acco Tives Leão apresenta nesta tarde seu trabalho ““Mining of ENADE Data from the Ulbra Network Institutions”no 15th International Conference on Information Technology: New Generations - ITNG 2018, em Las Vegas – EUA. O trabalho foi desenvolvido durante seus estudos no Mestrado em Ciência da Computação e tem como coautores o professor Fabiano Fagundes, do CEULP, e os professores Edna Dias Canedo e Marcelo Ladeira, da UnB.

 

 

Neste trabalho a professora Heloise utilizou técnicas de mineração de dados para analisar os microdados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) que trazem informações sobre os questionários respondidos pelos alunos da ULBRA que realizaram este exame. Com esta análise é possível obter informações que são úteis aos gestores da instituição no processo de tomada de decisão.

 

A professora Heloise afirma que os dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), responsável pelo exame, possibilitam que se realizem análises interessantíssimas e que fornecem conclusões de grande importância para a gestão educacional de uma IES.

Além do evento o trabalho será publicado como capítulo de um livro da Springer Customer Service Center LLC.

A apresentação acontece nesta tarde, na Seção TA2: Data Mining/Machine Learning I, coordenada pelo Dr. Luiz Alberto Vieira Dias do ITA, Brasil. Mais informações sobre o evento pode ser obtidas no site: http://www.itng.info/

Perguntado sobre quais as expectativas sobre a apresentação da professora Heloise, o professor Fabiano preferiu deixar no ar, lembrando que “o que acontece em Las Vegas fica em Las Vegas”.

Veja também

#vempraulbra

Vem pra nossa família
  • Maior quantidade de computadores por aluno
  • Salas temáticas de ensino, pesquisa e extensão
  • Desenvolvimento de sistemas voltados para a comunidade
  • Realização de eventos científicos e tecnológicos semanais
  • Programa ITGirls voltado para Mulheres na TI
  • Egressos bem posicionados no Brasil e no mundo
  • Somos mais do que um curso, somos uma família