Visita dos acadêmicos das disciplinas de Arquitetura Brasileira e Técnicas Retrospectivas na cidade de Natividade-To

Esta visita técnica foi realizada no dia 19/09/2014, juntamente com a Professora Marielle Rodrigues Pereira (Msc. Preservação do Patrimônio Cultural IPHAN/UNESCO - Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo) com objetivo estritamente educacional e profissional, vinculado às disciplinas de Arquitetura Brasileira e Técnicas Retrospectivas.

23/09/2014 • Atualizado em 23/09/2014 18:11

O Decreto-Lei 25 de 1936, que institui o tombamento de bens de interesse histórico e cultural, reconheceu o conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico de Natividade como Patrimônio Nacional em 1987, sendo uma área de 18 hectares com 85 domicílios protegidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), orgão vinculado ao Ministério da Cultura.


O acervo arquitetônico tombado desta cidade representa a ocupação do interior do Brasil durante o período do ciclo do ouro e possui tipologia urbana vernacular: estrutura colonial simples, sem monumentalidade nas construções e algumas ruínas, resultando em um conjunto homogêneo e representativo de formação de cidades a partir da configuração arquitetônica.


A cidade foi contemplada em 2005 com o programa Monumenta, que foi um Programa Nacional de recuperação dos centros históricos, orquestrado pelo Ministério das Cidades, Ministério da Cultura e Caixa Econômica Federal.  Essa intervenção requalificou os principais espaços públicos localizados dentro do perímetro do conjunto tombado, envolvendo edificações, praças e igrejas históricas.

Nessa perspectiva, esta viagem foi de grande importância para o enriquecimento do conteúdo teórico ministrado em sala de aula, como também o fortalecimento da prática profissional, abordando o contexto do Tocantins dentro da política nacional de preservação do patrimônio brasileiro, representativo do século XVIII, e que carrega consigo um acervo arquitetônico significativo da memória da ocupação do território brasileiro.

Veja também

#vempraulbra

Forma profissionais competentes com visão sistêmica das áreas de atuação
  • Melhor curso do estado do Tocantins (ENADE 2019)
  • Prestação de serviços à comunidade - Escritório Modelo
  • Projetos Comunitários - Núcleo de Cidades
  • Professores atuantes no mercado
  • Laboratórios equipados e ateliês
  • Ferramentas Tecnológicas - Impressora 3D
  • Visitas técnicas e estágio
  • Professores integrados a disposição de todos os acadêmicos para orientação da concepção projetual nas diferentes áreas como: sustentabilidade, estrutura e instalações, representação técnica e revit.