Estudantes da TU-Graz da Áustria desenvolvem projeto em Palmas

Professores e estudantes de Arquitetura, Paisagismo e Urbanismo da Universidade Tecnológica de Graz na Áustria estiveram no país na última segunda-feira desenvolvendo estudos para um projeto na Orla do Lago e no Córrego Prata.

07/11/2016 • Atualizado em 07/11/2016 15:04

O curso de Arquitetura e Urbanismo foi convidado pelo Impup a acompanhar esse grupo de estudantes que ficaram em nosso município até sexta-feira (04 de novembro). Os professores Andherson Prado, Marcieli Coradin e Juliana Cunha juntamente com alguns estudantes do curso participaram efetivamente dessa troca de "metodologia de experiências" e contribuiram com informações e estudos referentes a nossa cidade. 

Do site da Prefeitura Municipal:

Para o Presidente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Impup), Ephim Shuger, eles precisavam de informações, mapas, cartografia, indicações de terrenos topográficos, geologia, eventos predominantes e regime de chuva para execução do programa do parque. Shuger deixou claro em enfatizar que o projeto contempla aproveitamento da água da chuva, energia solar e uma arquitetura sustentável, com utilização de transporte público, futuro BRT ou bicicleta.

Segundo o presidente, o primeiro contato do município com a Universidade de Graz foi proposto pelo BID, e consiste numa troca de metodologia de experiências. “Hoje, tivemos contato com a tecnologia que fotografa a temperatura dos ambientes, a diferença de temperatura na sombra e sol, no asfalto e na grama. Em poucos instantes, foram determinadas as ilhas de calor e frescor, o que assessora na escolha do local para construção de áreas comuns, como os parques”, disse o presidente do Impup.

De acordo com o professor responsável pelo programa, Klaus Loenhart, o progresso tecnológico molda cada vez mais a vida das pessoas. O docente afirmou que, por isso, as universidades tecnológicas estão se tornando mais importantes na educação, formação de cientistas, pesquisa e desenvolvimento. “Pensar dessa maneira significa fugir dessa dicotomia em que você tem que fazer uma escolha entre o futuro de desenvolvimento e a natureza, e sim, de construir as duas coisas de uma maneira sustentável”, disse o professor.

Shuger garantiu ainda que os recursos estão sendo pleiteados junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e que vários desses projetos de parques lineares são componentes do projeto de empréstimo, o que assegura que o município terá o recurso para a finalização do projeto executivo profissional com apoio de professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), ULBRA e alguns estudantes, conforme indicação do próprio BID.

http://www.palmas.to.gov.br/secretaria/gabinete/noticia/1503364/urbanistas-da-austria-estao-em-palmas-para-desenvolver-projeto-de-sustentabilidade/

 

Veja também

#vempraulbra

Forma profissionais competentes com visão sistêmica das áreas de atuação
  • Melhor curso do estado do Tocantins (ENADE 2019)
  • Prestação de serviços à comunidade - Escritório Modelo
  • Projetos Comunitários - Núcleo de Cidades
  • Professores atuantes no mercado
  • Laboratórios equipados e ateliês
  • Ferramentas Tecnológicas - Impressora 3D
  • Visitas técnicas e estágio
  • Professores integrados a disposição de todos os acadêmicos para orientação da concepção projetual nas diferentes áreas como: sustentabilidade, estrutura e instalações, representação técnica e revit.