III Seminário Urbanismo e Urbanistas no Brasil

Nesta 3ª edição do Seminário, o tema será URBANISTAS E URBANISMO MODERNO: TRAJETÓRIAS MÚLTIPLAS E JUÍZOS HISTORIOGRÁFICOS.

17/04/2017

APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU-UFPE), localizado na cidade de Recife, tem a satisfação de convidar os pesquisadores da história das cidades, da arquitetura, do urbanismo e da engenharia urbana, da história das trajetórias profissionais e da história das ideias no âmbito do urbanismo e planejamento territorial, a enviarem trabalhos para o III Seminário Urbanismo e Urbanistas no Brasil, a ser realizado nos dias 4, 5 e 6 de setembro de 2017, no Museu da Cidade do Recife. 

Privilegiam-se, nesse sentido, contribuições sobre agentes que perpassam mais de um campo de atuação (seja projetual, didático, teórico, legislativo, de gestão) ou que articulem mais de um campo de saber (arquitetura, urbanismo, engenharia sanitária, história, conservação, sociologia, filosofia, direito, artes), ajudando a construir uma visão de cidade ou do urbanismo sem os atuais limites disciplinares, nos levando a desafios importantes do ponto de vista crítico e historiográfico. São justamente, então, os juízos historiográficos o segundo enfoque dessa edição, para se pensar nos desafios de se estudar essas trajetórias múltiplas, abrindo-se, ainda, para a incorporação de temas como o da fortuna crítica de urbanistas e planejadores, as relações entre historiografia e ideologia, trajetórias vinculadas a regimes ditatoriais e outros urbanismos não modernistas. Buscando aprofundar questões e discussões a respeito desse amplo recorte historiográfico, indicamos duas temáticas específicas que poderão nortear os trabalhos a serem enviados para seleção e montagem das sessões de comunicação nestes eixos. 

NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DE TEXTO

A submissão dos trabalhos será realizada exclusivamente pelo email do evento: urbanismonobrasil3@gmail.com.
Interessados podem submeter um único trabalho (em português ou espanhol) para um dos eixos temáticos. A avaliação para seleção de textos será realizada única e exclusivamente com textos completos. Todas as imagens utilizadas devem ser autorizadas para publicação. Não serão aceitos trabalhos que requeiram softwares não contidos no Microsoft Office para sua completa visualização. O texto deve seguir o TEMPLATE e NORMAS ESPECÍFICAS abaixo detalhadas. O cumprimento das normas é condição para a avaliação dos conteúdos. 

Informações extraídas do site: http://3suub.lup-ufpe.net.br/

 

Veja também

#vempraulbra

Forma profissionais competentes com visão sistêmica das áreas de atuação
  • Melhor curso do estado do Tocantins (ENADE 2019)
  • Prestação de serviços à comunidade - Escritório Modelo
  • Projetos Comunitários - Núcleo de Cidades
  • Professores atuantes no mercado
  • Laboratórios equipados e ateliês
  • Ferramentas Tecnológicas - Impressora 3D
  • Visitas técnicas e estágio
  • Professores integrados a disposição de todos os acadêmicos para orientação da concepção projetual nas diferentes áreas como: sustentabilidade, estrutura e instalações, representação técnica e revit.