Publicado em: 09/11/2017 17:04 - Atualizado em: 13/11/2017 15:20

A comunidade global Urban Sketchers está completando 10 anos

A comunidade global Urban Sketchers está completando 10 anos desde sua fundação neste mês de Novembro. Para comemorar no dia 11/11 vai rolar um desenhaço de 24 horas por todos os países e cidades do mundo onde existe um grupo local. A participação do grupo de São Paulo será no Copan, edifício simbolo de SP.




A comunidade Urban Sketchers

Depois de observar um número cada vez maior de pessoas compartilhando seus desenhos de locação (feitos ao ar livre) na web, o jornalista espanhol e residente nos Estados Unidos, Gabriel Campanario (foto) criou, em 2008, o blog www.urbansketchers.org para reunir entusiastas desse tipo de atividade artística.

 

Desde então esse grupo vem crescendo rapidamente, contando hoje com mais de 200 grupos regionais oficiais que mantém as mais diversas atividades regulares envolvendo a prática e a divulgação do desenho de rua (Official Regional Chapters), reunindo assim dezenas de milhares de pessoas na internet e em seus encontros regionais e internacionais.

 

Em dezembro de 2009 este movimento de entusiastas pelo desenho de rua tornou-se uma organização sem fins lucrativos, com corpo diretivo e conselho (Global Directory). Ao passar dos anos, a organizacão foi exigindo um maior comprometimento dos seus voluntários e assim, esse processo possibilitou a criação dos Simpósios Internacionais Sketchers (USk Symposiums) desde 2010 (Portland 2010; Lisboa 2011; Santo Domingo 2012; Barcelona 2013; Paraty, Brasil 2014; Singapura 2015; Manchester 2016; Chicago 2017 e, em 2018, Porto - Portugal. 

 

O Urban Sketchers é uma comunidade de correspondentes que reúne pessoas do mundo todo, interessadas em produzir e compartilhar seus desenhos de locação. Essa comunidade global inclui pintores, arquitetos, jornalistas, publicitários, ilustradores, designers e educadores, que publicam mais que apenas desenhos na web, compartilhando também a narrativa e as circunstâncias em que esses desenhos foram feitos.

 

Nossa Missão:
Incrementar os valores documental, educacional e artístico, do desenho de locação, promovendo sua prática e conectando pessoas ao redor do mundo que desenham em suas cidades e em suas viagens.

Nosso Manifesto:
Gabriel Campanario criou um Manifesto, que passou a ser o elemento agregador deste grupo:

1. Nós fazemos desenhos de locação, através da observação direta, seja em ambientes externos ou internos.
2. Nossos desenhos contam histórias do dia a dia, dos lugares em que vivemos, e para onde viajamos.
3. Nossos desenhos são um registro do tempo e do lugar.
4. Nós somos fiéis às cenas que estamos retratando.
5. Nós utilizamos qualquer tipo de técnica e valorizamos cada estilo individual.
6. Nós nos apoiamos e desenhamos juntos.
7. Nós compartilhamos nossos desenhos on-line.
8. Nós mostramos o mundo, um desenho de cada vez.


Números:
> 200 blogs ou grupos regionais;
100 correspondentes no blog principal;
> 1000 correspondentes ao redor do mundo em mais de 20 países;
60.000 membros no Facebook;
150.000 pageviews por mês no blog internacional;
2.500.000 visitas ao blog internacional, desde sua criação.

 

O Urban Sketchers no Brasil

Em 2011, através da iniciativa de Eduardo Bajzek, João Pinheiro e Juliana Russo, o Urban Sketchers ganhou uma versão nacional oficial. Desde então, esse grupo vem crescendo e reunindo um numero cada vez maior de entusiasmados desenhistas, em diversas cidades brasileiras como São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, São Luís, Curitiba, Goiânia, Natal, Fortaleza, Brasilia, Vitória, Belo Horizonte, Aracajú, Araraquara, Santo André, Florianópolis, Maringá, São Carlos, Porto Alegre, etc.

INFORMAÇÕES EXTRAÍDAS DO SITE: http://brasil.urbansketchers.org 

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000

O que achou dessa página?

Clique e deixe seu comentário