Publicado em: 05/02/2018 21:20 - Atualizado em: 05/02/2018 21:26

Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído – ENEAC

O Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído – ENEAC e o Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral ocorrem simultaneamente de 2 a 4 de maio e tem como objetivo reunir a comunidade acadêmica – pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da área – que pesquisam e desenvolvem trabalhos nestas duas áreas, permitindo assim, aprofundar e compartilhar experiências.




Na sétima edição do ENEAC comemoram-se 12 anos de sua criação. Foi em 2006, em Curitiba, durante um congresso da ABERGO (Associação Brasileira de Ergonomia), que um grupo de pesquisadores interessados na matéria, identificando a necessidade de um evento específico para tratá-la, convergiu para a criação de um encontro nacional com tal finalidade.

Desde aquela data iniciou-se a organização do evento e em 2007 aconteceu o I ENEAC. Os dois primeiros eventos foram realizados em Recife, nos anos de 2007 e 2009, organizados pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. A terceira edição do evento ocorreu na cidade de João Pessoa, em 2011, organizado pelo Instituto Federal da Paraíba – IFPB e Universidade Federal da Paraíba – UFPB, com o apoio do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ. O IV ENEAC foi realizado em Florianópolis-SC em 2013, organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Pós-Graduação Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, quando a sessão plenária decidiu pela mudança do evento para anos pares. Assim, em 2014 aconteceu o V ENEAC no Rio de Janeiro-RJ, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Design da PUC, Pontifícia Universidade Católica.

Assim, este encontro se caracteriza como uma oportunidade ímpar para discutir e aprimorar as pesquisas desenvolvidas no país, na área da ergonomia e acessibilidade, onde o sistema humano-ambiente é o foco.

O ENEAC chega à Fortaleza em 2018, realizar-se-á na Universidade Federal do Ceará, sob a coordenação local do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design. Esperando congregar grande público. Foi inserido numa semana onde acontece um feriado na terça-feira anterior ao início do evento, a fim de permitir aos congressistas a possibilidade de antecipar sua estada para usufruir do convívio da cidade.

Nesta edição do ENEAC teremos os anais publicados no site da Blücher Proceedings, com indexação de todos os artigos (DOI).

Submeta seu trabalho e venha a Fortaleza, cidade do sol! Participar de mais uma edição do ENEAC!

Informações extraídas so site: http://www.eneac2018.ufc.br

 

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000