Estudantes de Arquitetura e Urbanismo visitam Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues em Palmas-TO

20/04/2018 • Atualizado em 20/04/2018 19:32

Os alunos das disciplinas de Infraestrutura Urbana, ministrada pela professora Juliana Cunha, visitaram o aeroporto de Palmas com a finalidade de observarem e aprenderem sobre Infraestrutura de Grande Porte. Na oportunidade os alunos participaram de duas palestras sobre a Infraestrutura do Aeroporto de Palmas e outra sobre a área de influência, normas e questões que envolvem o planejamento urbano, respeitando a área de segurança de um aeroporto.

As apresentações foram feitas pelo encarregado de segurança operacional, Leandro Siqueira com o apoio de Eulair Lopes, profissional de Serviços Aeroportuários, que também recepcionou a turma, e pelo coordenador de tráfego Aéreo e Segurança Operacional, Guilherme Araújo. Posteriormente ocorreu a visita a áreas específicas do aeroporto, como o conjunto de conectores climatizados que ligam as aeronaves às salas de embarque e desembarque, denominado sistema Elo. Na sequência, a área de manobra das aeronaves, onde ocorria o embarque de passageiros, o centro de apoio do corpo de bombeiros e o hangar de voos não regulares. E, por fim, fechando a visita, os alunos puderam presenciar a decolagem de um boeing 737-800, com capacidade para 177 passageiros, de uma área privilegiada, próxima à pista, mas respeitando todos os critérios de segurança. 

Foi uma visita muito enriquecedora que abrangeu questões de fundamental importância para os futuros arquitetos e urbanistas, como a observação da altura das edificações em áreas próximas ao aeroporto e a contemplação dessa área no plano diretor da cidade.

Veja também

#vempraulbra

Forma profissionais competentes com visão sistêmica das áreas de atuação
  • Melhor curso do estado do Tocantins (ENADE 2019)
  • Prestação de serviços à comunidade - Escritório Modelo
  • Projetos Comunitários - Núcleo de Cidades
  • Professores atuantes no mercado
  • Laboratórios equipados e ateliês
  • Ferramentas Tecnológicas - Impressora 3D
  • Visitas técnicas e estágio
  • Professores integrados a disposição de todos os acadêmicos para orientação da concepção projetual nas diferentes áreas como: sustentabilidade, estrutura e instalações, representação técnica e revit.