Palestra de Drenagem Urbana – Olhares e Soluções

Alunos de Projeto de Paisagismo, Introdução ao Projeto e Infraestrutura Urbana, marcaram presença em evento institucional realizado no IFTO

17/04/2019 • Atualizado em 22/04/2019 08:38

O Instituto Federal do Tocantins, em Palmas, promoveu no último dia 15, a palestra com o tema DRENAGEM URBANA – OLHARES E SOLUÇÕES. Proferida pelo Engenheiro Agrônomo Ramis Tetu, a temática foi abordada de forma dinâmica e poética, despertando nos acadêmicos a importância de desenvolver um projeto de forma sistêmica e sustentável, envolvendo as engenharias, arquitetura, urbanismo, paisagismo, políticas públicas, legislações, agronomia e a população.


Para aluna Jeane Oliveira “A palestra sobre drenagem urbana foi de grande importância para os acadêmicos, tanto de arquitetura e urbanismo, como para os de engenharias/agrárias que estavam presentes. O tema abordado abrange diversas questões que envolvem a sociedade. Em meio às discussões referentes ao assunto, foi possível relacionar fatos do nosso cotidiano com aspectos negativos na drenagem urbana. Fatos estes que poderiam ser resolvidos com pequenas atitudes, tanto individuais como coletivas, direcionadas por órgãos governamentais responsáveis pela infraestrutura urbana.”


“Maravilhoso evento!” Afirma o aluno Berlindo Junior, e ainda complementa “Ramis Tetu abordou uma temática tão importante para o planejamento urbano de forma muito prática que inspira novos olhares para essa problemática e incentiva a busca por soluções adequadas. Estreitar relações entre profissionais de áreas diferentes e entre acadêmicos das universidades palmenses também foi uma bandeira de suma importância levantada nessa palestra, pois incita a união de saberes em prol de causas maiores, deixando de lado rivalidades desnecessárias. Sendo parte de uma das classes responsáveis pela organização urbana de Palmas, senti-me influenciado a buscar mais conhecimento técnico para melhor responder às necessidades que a cidade apresentar.”


A aluna Amanda Letícia sentiu-se surpreendida com a abordagem dinâmica do palestrante “Eu achei fantástico, ele busca mudar a cabeça das pessoas com relação ao mundo, o mindset, antes de ensinar técnica ou teorias, expandir primeiro as possibilidades. Adorei a palestra!”
A aluna Geórgia da Silva Lima conclui “Palestra de excelência! Ramis Tetu proferiu a temática apresentando uma linguagem muita clara e de fácil compreensão.”


A temática da palestra complementa e reforça os conteúdos já abordados nas disciplinas de infraestrutura urbana e aplicados na disciplina de projeto de paisagismo.

Veja também

#vempraulbra

Forma profissionais competentes com visão sistêmica das áreas de atuação
  • Melhor curso do estado do Tocantins (ENADE 2019)
  • Prestação de serviços à comunidade - Escritório Modelo
  • Projetos Comunitários - Núcleo de Cidades
  • Professores atuantes no mercado
  • Laboratórios equipados e ateliês
  • Ferramentas Tecnológicas - Impressora 3D
  • Visitas técnicas e estágio
  • Professores integrados a disposição de todos os acadêmicos para orientação da concepção projetual nas diferentes áreas como: sustentabilidade, estrutura e instalações, representação técnica e revit.