Novas parcerias para o curso de Arquitetura e Urbanismo

Reunião foi realizada no Museu Casa Suçuapara

05/09/2019

Tendo em vista o estabelecimento de novas parcerias, a professora do curso de arquitetura e urbanismo, Camila Pimentel, participou de uma reunião no museu Casa Suçuapara, localizado no Parque Cesamar. O intuito principal da reunião foi estreitar o vínculo entre a instituição e a Fundação Cultural de Palmas, visando a realização de atividades conjuntas, levando os alunos do curso a vivenciarem diferentes experiências extraclasse, integrando-os à sociedade e fomentando o acesso à história e memória da nossa cidade. O curso de Arquitetura e Urbanismo do CEULP/ULBRA agradece a todos os funcionários do museu pela receptividade e apoio. 

Sobre o Museu:
Segundo dados da Fundação Cultural, o Museu que se convencionou chamar de Casa Suçuapara foi sede da Fazenda Triângulo, uma das fazendas situadas na área que foi delimitada para a implantação da Capital do Estado do Tocantins, mais especificamente dentro do espaço físico definido para a implantação do Plano Urbanístico. Após a desapropriação de todas as fazendas, essa casa foi a única que permaneceu erguida para servir de palco de decisões governamentais no início da construção de Palmas. O imóvel abrigou, provisoriamente, a Prefeitura de Palmas, a Câmara Municipal de Palmas e, posteriormente, foi ocupada pela LBA – Legião Brasileira de Assistência, a sede da Administração do Parque Cesamar. Após diversas manifestações populares a favor da preservação do bem, o município efetivou o tombamento definitivo da Casa Suçuapara através do Decreto nº 67, de 16 de março de 2005. 

Veja também

#vempraulbra

Forma profissionais competentes com visão sistêmica das áreas de atuação
  • Melhor curso do estado do Tocantins (ENADE 2019)
  • Prestação de serviços à comunidade - Escritório Modelo
  • Projetos Comunitários - Núcleo de Cidades
  • Professores atuantes no mercado
  • Laboratórios equipados e ateliês
  • Ferramentas Tecnológicas - Impressora 3D
  • Visitas técnicas e estágio
  • Professores integrados a disposição de todos os acadêmicos para orientação da concepção projetual nas diferentes áreas como: sustentabilidade, estrutura e instalações, representação técnica e revit.