Publicado em: 11/03/2020 16:04 - Atualizado em: 11/03/2020 17:53

World Café

O uso de metodologias ativas no ensino de teoria




Proporcionar diferentes abordagens e ambientes para o ensino são de fundamental importância para o desenvolvimento das competências das disciplinas, principalmente as que são teóricas e teórico práticas. Tendo em vista a necessidade de propor a aplicabilidade do que é estudado em sala na disciplina de Técnicas Retrospectivas, os alunos foram convidados a participarem de um World Café, uma metodologia que promove a troca de experiências e a pulverização de idéias.

 

 

No contexto da disciplina, os alunos foram divididos em grupos de 5 a 6 integrantes e dispostos em mesas, onde cada mesa tinha um tema específico a ser abordado. Em cada mesa também foi escolhido um anfitrião, o qual permanece fixo e atualiza os grupos subsequentes do que já foi discutido anteriormente, elencando as palavras chave nos quadros de apoio. A cada vinte minutos o grupo se movia para a mesa seguinte e ouvia o anfitrião, posteriormente eles deveriam responder às perguntas indicadas pela professora Camila Pimentel tendo em vista o objeto de estudo da mesa. A cada rodada, um intervalo de 5 minutos era realizado, onde os alunos podiam conversar entre si e aproveitar o cantinho do café.

 

O objetivo final da atividade proposta foi promover a reflexão dos alunos acerda das intervenções realizadas em edificações tombadas que sofreram algum tipo de destruição, fazendo com que eles interagissem entre o grupo e os anfitriões aplicando os conteúdos vistos nas aulas anteriores. A aplicação deste método promoveu uma boa interação da turma, que pôde, de forma livre, expressar sua opinião em um ambiente descontraído e propício à troca de ideias.

 

 

Sobre o Word Café:
O World Café é uma metodologia de conversa em grupo bastante utilizada em todo o mundo. Criada por Juanita Brown e David Isaacs, em 1995 na Califórnia/EUA, a técnica é muito útil para estimular a criatividade , explorar temas relevantes para o grupo e criar espaço para que a inteligência coletiva possa emergir.
 

 

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000