IV Mostra – um evento que mudou meu conceito sobre a Saúde Pública no Brasil

Primeiramente devo dizer que fiquei lisonjeada ao ser convidada pela Coordenadora dos cursos de Comunicação Social do CEULP/ULBRA – Irenides Teixeira, para fazer parte da equipe de mídia colaborativa do Projeto (En)Cena na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica.

Durante o evento desenvolvemos atividades na área da comunicação, abrangendo fotografia, produção audiovisual, textos entre outras. Assim, além de informar o público sobre a IV Mostra, tivemos a oportunidade de nos aprimorar nas áreas atuadas.

Equipe de mídia colaborativa do (En)Cena na IV Mostra – Foto: Irenides Teixeira

Sobre a minha participação, posso afirmar que conhecer distintos projetos desenvolvidos em todo o Brasil, englobando a temática Saúde Pública, me possibilitou quebrar o preconceito a respeito do assunto, pois pude perceber que esse sistema é feito diretamente pelos próprios brasileiros que trabalham nele, e não pelo governo como muitos pontuam. E com a alegria e dedicação que eles levam adiante seus projetos, mesmo com todas as dificuldades, é claramente percebível que há muitas pessoas empenhadas e dispostas a fazer a mudança na Saúde Pública do Brasil.

Oficina que possibilitava a troca de experiências entre participantes através de relatos dos projetos desenvolvidos – Foto: Beatriz Cruvinel.

 Já no último dia, finalização das atividades com roda de maracatu aberta aos presentes na IV Mostra – Foto: Beatriz Cruvinel

Oficina na tenda Paulo Freire – Foto: Beatriz Cruvinel

Além do conhecimento dos projetos, com as diversas expressões artísticas e culturais desenvolvidas na IV Mostra, pude vivenciar um pouco mais os “Brasis” que temos. Assim, em quatro dias, tive a grande oportunidade de participar de um intercâmbio riquíssimo que agregou valor não somente à minha vida como profissional de comunicação, mas também, e principalmente, à minha vida pessoal e como cidadã brasileira. Sem dúvida alguma, foi uma experiência inesquecível.