Leitura – um vício edificante

Para muitos ler não é uma atividade muito atraente, para Lara Franco, ler é bem mais que um hobby, chega a ser quase um vicio. A estudante de 19 anos que cursa Jornalismo na Universidade Federal do Tocantins (UFT) como a paixão pela leitura influenciou na criação de um blog e na escolha de sua profissão.

Foto: Arquivo pessoal

(En)Cena – O que de você gosta fazer em seu tempo vago?

Lara Franco – Meus hobbies favoritos são basicamente ler, escrever e assistir a filmes e seriados.

(En)Cena – Ler é um de seus passatempos preferidos, desde quando você começou a se interessar pela leitura?

Lara Franco – Eu acho que me interessei pela leitura desde que comecei a ler, literalmente. Ainda quando eu estava na pré-escola fiz aulas particulares, ministradas por uma vizinha, e em razão disso aprendi a ler muito cedo. Quando aprendi peguei gosto pelos livros muito rápido, eu lembro nitidamente dessa época da minha vida, na minha cidade natal, em que eu lia tudo o que via pela frente. Além disso, havia muitos livros na minha casa, especialmente porque minha mãe era professora, então isso ajudou muito a fazer da leitura um hábito.

(En)Cena – De que forma esse interesse influenciou suas escolhas durante sua infância e adolescência?

Lara Franco – À medida que eu fui crescendo esse hábito já havia se tornado parte de mim e da minha personalidade. Uma vez eu cheguei a escrever uma redação de quatro páginas que li para toda a turma, os colegas reclamavam a cada página virada, mas eu lembro de ter sido um dos momentos que mais me orgulho até hoje. Por gostar de ler e escrever, português, redação e literatura acabaram sendo minhas matérias favoritas e as que eu mais me esforçava para garantir boas notas. Ao fim do ensino médio, apesar das dúvidas e de certa pressão dos professores e da família, acabei vendo que o que sempre me deu prazer desde a infância havia sido a leitura, e que trabalhar com isso seria extremamente satisfatório, apesar do reconhecimento e da remuneração da área serem poucos. Decidi, então que era com as palavras que eu gostaria de fazer carreira. Minha primeira opção foi o curso de Letras, mas por não ter curso aqui ou ter apenas pago, acabei optando pelo Jornalismo, que também me colocaria para ler e escrever e me satisfaria como profissional de forma semelhante.

(En)Cena – Você está sempre rodeada de pessoas que gostam de ler? Qual é sua reação quando alguém diz que não gosta de ler?

Lara Franco – Sim, não tem como negar que meus amigos mais próximos são todos leitores, acho que isso acaba sendo o item que nos aproximou no primeiro momento, sejam eles amigos virtuais ou não. Como leitora “compulsiva”, eu consigo ver muita coisa através da leitura, desde as nuances da história até mesmo traços do autor, e para mim isso é fantástico. Poder vivenciar tantas coisas através de um pequeno objeto de papel é gratificante e ao mesmo tempo intrigante. Quando alguém me diz que não gosta de ler, fico sem entender, acho até que nunca vou conseguir. No fundo mesmo, acho que as pessoas que dizem isso apenas não acharam o livro certo ainda.

(En)Cena – Tem idéia de quantos livros já leu?      

Lara Franco – Não faço a menor idéia.  Já tentei contar através do site do Skoob, mas a memória sempre me falha. Realmente não dá para dizer um número, especialmente que porque leio desde muito nova, devem ter sido centenas, com certeza.

(En)Cena – Qual é o seu estilo preferido?

Lara Franco – Eu não tenho realmente um estilo favorito, leio de tudo um pouco, desde clássicos de Machado de Assis e Shakespeare até best-sellers recentes. Sempre dou uma procurada por tramas intrigantes e assassinatos, acho que são bons exercícios para a mente tentar desvendar crimes com personagens, mas sou bem diversificada enquanto a temática do que leio.

(En)Cena – Você tem um blog, quando e por que ele surgiu? Sobre o que você escreve nele?

Lara Franco – O Rascunho com Café na verdade começou por que eu escrevia Fanfics (Fanfictions; um gênero de histórias escritas com universos já existentes, como o de Harry Potter, por exemplo, ambientada com os mesmos personagens, mas escritas pelos fãs da série, ou banda, ou filme ou livro) para um site, que depois de um tempo exigiu que a categoria para que eu escrevia fosse excluída.

Sem um espaço interessante para escrever e um pouco cansada do gênero que eu já escrevia, conversei com uma amiga virtual de Manaus e sugeri um blog para que escrevêssemos nossas histórias em nosso próprio ambiente. Com a ideia do blog, juntei um grupo de amigas autoras e em março fizemos nossa estreia. Por falta de tempo, cada uma de nós posta semanalmente, cada uma em um dia da semana, além das nossas histórias originais, também escrevemos crônicas, resenhas de curtas e livros entre outras produções. O Rascunho com Café é como um baú de ideias coletivo, e talvez por isso eu tenha tanto carinho por ele.

Blog Rascunho com Café

(En)Cena – Você cursa Jornalismo, no que pretende trabalhar depois de formada?

Lara Franco – Eu gosto muito da área de assessoria de comunicação, a qual eu já exerço por meio de estágio. Mas, eu ainda quero cursar Letras ou encontrar uma pós graduação que entre um pouco nessa área. Pretendo conciliar os dois cursos futuramente, mas por ora, pretendo atuar em assessoria.

(En)Cena – Tem planos para escrever um livro?

Lara Franco – Siiim! Há anos que estou tentando arduamente ao menos dar o fim em um. Escrever ao menos um livro é um sonho enraizado, acho que eu já nutria desde a minha redação de quatro páginas. Desde que escrevo fanfics que tenho aprimorado minha escrita e buscado novas ideias para escrever, apesar do processo criativo ser árduo, especialmente se combinado com jornadas acadêmicas e de trabalho, este sonho eu carrego comigo para sempre, e tenho me esforçado para escrever algo diferente e bom o suficiente para publicar, mesmo que de forma independente.

(En)Cena – A leitura possibilita viajar sem sair do lugar, algum livro já fez você querer muito conhecer algum local, cidade ou país?

Lara Franco – Sim, o livro “Anjos e Demônios”, de Dan Brown, foi sem dúvidas o livro que mais me deu vontade de conhecer um lugar. Ambientado em Roma e no Vaticano, “Anjos e Demônios” descreve tão gloriosamente cada lugar, que a cada capítulo eu abria o Google só para sonhar com a tal cidade.

(En)Cena – Já ganhou algum prêmio de melhor redação ou destaque de leitura?

Lara Franco – Sim, a escola em que eu estudei o ensino fundamental dava prêmios de Leitores Destaque a cada mês, ganhei várias vezes, acho até que li a pequena biblioteca da escola quase inteira. Até hoje ainda nutro certa nostalgia e carinho por livros da coleção Vagalume, Olho no lance e Para Gostar de Ler que me jogaram de vez nesse universo das palavras.

(En)Cena – Muitas pessoas criticam as obras de sucesso Harry Potter, Jogos Vorazes e Crepúsculo. Como você avalia esse tipo de leitura?

Lara Franco – Não tenho nada contra Best Sellers, o fato de serem uma leitura mais juvenil e terem feito muito sucesso já cria uma porção de “haters” que odeiam apenas pelo simples fato dos livros serem juvenis e famosos, ou por tentarem serem ultra cult. Ainda há muito preconceito literário e as pessoas fazem muito juízo de valor com os Best Sellers. É claro que nem todos são bons, mas muitos têm seus motivos por terem feito tanto sucesso, como é o caso de Harry Potter, que tem uma legião de fãs furiosos mesmo anos após o término da série. Eu acho que qualquer leitura é bem vinda, cada um lê o que gosta, não cabe a ninguém julgar se o que leio é fútil, infantil, velho ou obsoleto. O importante mesmo é ler e aquilo te proporcionar uma boa experiência.

(En)Cena – Em que você acha que esses livros ajudam ou prejudicam na formação do leitor?

Lara Franco – Ajudam em coisas óbvias, como vocabulário e escrita, mas também são grandes remédios para a memória, amenizam o estresse, sem contar são ótimas fontes de conhecimento, e isso nunca é demais. O único problema que vejo na leitura, é que, se excessiva, ela pode atrapalhar em coisas como trabalho, estudo (se o livro não tiver nada a ver com a matéria), pelo fato de tomaram demais a atenção de quem lê. Mas esses são males fáceis de curar.

Foto: Arquivo pessoal

(En)Cena – Se alguém te pedisse para indicar um livro que a tornasse mais feliz, que livro recomendaria?

Lara Franco – Eu indicaria o livro “Eu sou o Mensageiro”, de Markus Zusak. Creio que esse seja meu livro favorito e que li mais vezes. Além de ser super engraçado, o personagem é tão humano e defeituoso quanto a maioria de nós, isso nos ganha logo no primeiro capítulo. Apesar de soar meio superficial, no decorrer da trama o livro se mostra extremamente consistente, o personagem engraçado mostra suas mágoas, especialmente relacionadas à família, amores e amigos, e a lição que ele traz no final é maravilhosa, perfeita para dar um gás em quem não espera muito de si mesmo.

Veja também: http://www.brasilescola.com/ferias/a-importancia-leitura.htm,http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/12/03/pisa-desempenho-do-brasil-piora-em-leitura-e-empaca-em-ciencias.htm

Links: https://www.facebook.com/rascunhocomcafe/photos_stream (rascunho com café)