Enfermagem na Saúde Coletiva e Promoção da Saúde I

2024/1 - Turma 1207

Ementa

Competências

Reconhecer a saúde como direito, atuando de forma a promover condições dignas de vida e garantir a integralidade do cuidado de enfermagem, entendido como conjunto de ações articuladas e contínuas na Rede do SUS;
• Desenvolver a assistência de enfermagem como orientador do cuidado humano, sustentado no raciocínio clínico –epidemiológico no contexto da atenção á saúde, promoção e educação em saúde  .
• Desenvolver ações de diagnóstico, planejamento, organização, gerenciamento, monitoramento e avaliação no processo de trabalho em Enfermagem e nos serviços de enfermagem e saúde,  qualificando o cuidado de enfermagem e assistência à saúde possibilitando o controle e a participação social.
• Praticar ações de enfermagem nos diferentes cenários da prática profissional com foco nos processo saúde -doença, e nas necessidades de saúde individual, coletiva e comunitária, considerando a legislação e as políticas de saúde vigentes;
• Desenvolver capacidade técnico-científica a partir de diagnóstico situacional em saúde como elemento potencial para reconhecimento do território de saúde e a partir  dele levantar problemas e propor ações – estratégias de enfrentamento

Objetivos

GERAL: Propiciar aos acadêmicos de enfermagem a construção de conhecimentos teóricos e  subsidiem práticas na atuação clínico- epidemiológico e educativas de saúde coletiva no âmbito individual e na coletividade por meio de aprendizagem por projetos.
ESPECÍFICO(S): Oportunizar a discussão sobre os diferentes modelos de atenção à saúde no âmbito das políticas públicas;
Conhecer as competências do enfermeiro nas práticas clinico-educativas e de gestão para a atuação profissional na equipe da estratégia de saúde da família (ESF) integrada com a equipe multiprofissional;
  Construir diagnóstico situacional, identificando no território da ESF as vulnerabilidades sociais e possíveis riscos e agravos à saúde passíveis de intervenção de modo técnico-científico observando os princípios do SUS utilizando de elementos básicos do PES ;
Desenvolver o processo de enfermagem como orientador do cuidado humano, sustentado no raciocínio clínico- epidemiológico;
Experimentar situações de aprendizagem que articulem e aprofundem temáticas, no campo da prática em saúde coletiva; por meio de casos e vivências trazidas para o espaço de aprendizagem voltadas para a saúde coletiva.

Programa

Sistema Único de Saúde- seu financiamento e controle social.
Planejamento estratégico  simplicado -PES
Política Nacional de Atenção Básica -  Diversas atuações.
Diagnóstico  situacional de saúde.
Estratégia saúde da família- Atribuições da equipe
Atenção domiciliar e visita domiciliar.
Monitoramento dos indicadores de saúde da APS –

Metodologia

Durante o semestre 2023/1 esta disciplina será realizada através da aprendizagem por meio de projetos - Essa disciplina é na modalidade PEI . As ações propostas pela disciplina tem como princípio aula teóricas e uma vivência no espaço real por meio de projeto extensionista onde o discente poderá imergir na realidade de um território e na construção coletiva de um projeto de trabalho cujo objetivo será fazer o diagnóstico situacional de um espaço de saúde no município de Palmas.
Enquanto proposta de intervenção pedagógica está embasada  na Aprendizagem Baseada em Problemas.-ABP, Aplicação de conceitos e estratégias, após a teorização de determinado conteúdo, sala de aula invertida , estudos de casos reais e/ou simulados, projetos de trabalho, exposição dialogada, visitas e pesquisas de campo, grupos de aprendizagem, seminários integradores, dinâmicas de grupo, mapas conceituais, estudos de textos e artigos científicos , narrativas, perguntas pedagógicas, Chuva de Ideias (Brainstorming), simulação.
Essas estratégias de aprendizagem remetem à importância do protagonismo de autogestão, de reflexão e de criticidade do acadêmico em formação.
Cada encontro presencial será formado por um momento inicial de Aporte Teórico-metodológico de Competências (ATC) e o momento final de Trabalho Discente Efetivo (TDE).
ATC- é organizado considerando a aprendizagem por competências, nesse momento da aula o discente tem aproximação e contextualização com os conteúdos teóricos que são essenciais para sua formação e devem ser apresentados considerando o processo ativo da aprendizagem com a capacidade de correlação com aplicação no campo da enfermagem e da saúde coletiva. 
TDE – Atividade  que constitui uma parte da aula que  objetiva colocar o discente ativo no processo de aprendizagem, o docente utiliza da tripé (investigação, colaboração e  compartilhamento /exposição ), para torna a aprendizagem mais significativa. Esse momento tem duração de de 1h

As etapas gerais do diagnóstico situacional do território de saúde serão
• Escolha e justificativa do território
• Descrição e análise situacional de base secundárias do território
• Visita in loco do território- mapa inteligente
• Identificação de problemas
• Priorização de problemas ( escolha por meio de  matriz  decisória considerando, relevância Prazo/Urgência, factibilidade  e  Viabilidade)
• Embasamento teórico - sobre o problema escolhido
A socialização será por meio de  Resumo expandido apresentado em Banner  no penúltimo encontro, deverá também postar no conecta no item G2 o projeto versão final após considerações dos grupos e do professor.
As atividades  WEB serão realizadas com questões objetivas relacionadas aos conteúdos trabalhados até cada web, e seguindo os prazos do calendário acadêmico.

Avaliação

avaliação da aprendizagem consiste na mediação pedagógica que visa à formação integral do aluno através de um processo emancipatório que identifica o professor como um dinamizador da aprendizagem e o aluno como um autogestor da sua aprendizagem, por tanto deve e ser  feita de forma gradual, formativa, diagnóstica.
As atividades propostas evidenciam o desenvolvimento de competências e estão estratificadas em três Blocos
A avaliação segue em  acordo com a categorização das unidades curriculares (disciplinas), conforme previsto RESOLUÇÃO CONSEPE 891/ 25/10/2023.
O componente curricular Enfermagem na Saúde Coletiva, correspondente à categoria Curricularização da Extensão ( 73) , segue o sistema a seguir:

As avaliações serão realizadas nas datas indicadas pelo calendário acadêmico:
G1: A Avaliação Grau um (G1) no semestre, relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre letivo vinculada ao primeiro bloco de desenvolvimento, o seu valor de pontuação é 4.0(quatro) pontos, com conteúdo da disciplina, assim avaliação cumulativa individual obrigatória. Sendo 6.0. pontos de atividades em grupos para a elaboração do projeto (PEI), As etapas gerais do diagnóstico situacional do território de saúde serão:
• Escolha e justificativa do território
• Descrição e análise situacional de base secundárias do território
• Visita in loco do território- mapa inteligente
• Identificação de problemas
• Priorização de problemas ( escolha por meio de matriz decisória considerando, relevância Prazo/Urgência, factibilidade e Viabilidade)
seguindo o cronograma estabelecido pelo docente.
G2: A Avaliação Grau dois (G2) no semestre Segunda atividade avaliativa, o seu valor de pontuação é 4.0 pontos, vinculada ao segundo bloco de desenvolvimento, sendo. assim avaliação cumulativa individual obrigatória. Sendo 6.0. pontos de atividades atividades em grupos, realizadas por meio de instrumento com aderência pedagógica para execução do projeto e Diagnóstico situacional por meio de apresentação resumo expandido e apresentado em forma banner.

Resultado matemático (somatório) das Média Parcial (MP): G1+G2*2/3 . A sua divulgação acontece na última semana do semestre letivo. Sendo aprovado o alunos que atingirem média 6,0 (seis) pontos MP: (Média Parcial ) Essa disciplina por ser PEI não tem EF .


Bibliografia

Básica

PAIM, Jairnilson Silva Almeida Filho, Naomar de Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro : Medbook, 2014
SANTOS, Alexandre Araújo. Saúde coletiva. 1. ed. Santo André: Difusão, 2023. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 24 fev. 2024.
CORDOBA, Elisabete. SUS e ESF: sistema único de saúde e estratégia saúde da família. 1. ed. São Paulo: Rideel, 2013. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 24 fev. 2024.

Complementar

MENDES, Eugênio V. O cuidado das condições crônicas na atenção primária à saúde: o imperativo da consolidação da estratégia da saúde da família. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2012. Disponível: bvsms.saude.gov.br/bvs/.../cuidado_condicoes_atencao_primaria_saude.
STARFIELD, Bárbara. Atenção Primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: UNESCO, Ministério da Saúde, 2002.Disponivel : https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_primaria_p1.pdf
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência. Atenção Domiciliar na Atenção Primária à Saúde [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência – Brasília : Ministério da Saúde, 2020. 98 p. : il.Disponível:https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_domiciliar_primaria_saude.pdf
Brasil. Ministério da Saúde. Manual técnico para promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças na saúde suplementar / Agência Nacional de Saúde Suplementar (Brasil). – 4. ed. rev. e atual. – Rio de Janeiro:ANS,2011.244p.Disponível:https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_tecnico_promocao_saude_4ed.pdf
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/pnab.pdf

Material Digital

Informações da Turma
Curso
Enfermagem
Período: 6
Carga Horária: 76h
Horário: 5N
Sala: 328